CREDN debate Política Nacional de Defesa, END e Livro Branco

Brasília – A nova Política Nacional de Defesa (PND), a Estratégia Nacional de Defesa (END) e o Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN), os três documentos-base das diretrizes da política de Defesa do país, foram debatidos nesta quarta-feira, 24, em audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN). "Esses documentos vão consolidar e legitimar a Defesa Nacional, incluindo as perspectivas estratégicas e os riscos e ameaças que se apresentam para o Brasil e o seu entorno. Além disso, é a primeira vez que os três documentos são enviados ao Congresso para análise e votação", explicou Nelson Pellegrino (PT-BA) presidente da CREDN e autor do requerimento para a realização da audiência.
24/04/2013 20h05

Foto: Marcelo Rech

CREDN debate Política Nacional de Defesa, END e Livro Branco

Gen César Augusto Nardi, Dep. Nelson Pellegrino e Brig José Pompeu dos Magalhães

Participaram do evento o general César Augusto Nardi de Souza, Subchefe de Política e Estratégia do ministério da Defesa, e o brigadeiro José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, assessor de Planejamento Institucional do MD.

Durante os debates, os deputados manifestaram preocupação com o poderio bélico dos países vizinhos, os contingentes e os equipamentos das Forças Armadas brasileiras.

Pellegrino destacou a importância de o Brasil incluir nos três documentos, a essência dos acordos de cooperação militar firmados principalmente com os países vizinhos, que fortalecem a confiança mútua e dão corpo a uma identidade regional de Defesa. Carlos Zarattini (PT-SP) chamou a atenção para o espírito colaborativo das Forças Armadas brasileiras com as nações amigas.

O Livro Branco propícia transparência e confiança entre os Estados e permite um melhor conhecimento da temática militar junto à sociedade civil. Já a Política Nacional de Defesa se constituí no documento do mais alto nível do planejamento da Defesa voltada, principalmente às ameaças externas, e a Estratégia Nacional de Defesa, define o "como fazer" em relação a reorganização das Forças Armadas, a reestruturação da indústria de Defesa e a composição dos efetivos das Forças.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Marcelo Rech

Fones: (61) 3216-6748 - e-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

https://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn