Deputados discutem situação dos corintianos presos na Bolívia com MJ
De acordo com o presidente da Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), Nelson Pellegrino (PT-BA), “preocupa muito que 12 brasileiros estejam presos na Bolívia sem acusação formal ainda definida e em condições precaríssimas”.
Na avaliação de Pellegrino, o advogado contratado pelas famílias dos brasileiros presos não tem contribuído para o avanço e a celeridade do processo contra os corintianos. Os torcedores da equipe paulista estão presos na Bolívia desde fevereiro.
José Eduardo Cardozo esteve em La Paz em duas oportunidades e afirmou que as autoridades bolivianas estão empenhadas na busca por uma solução que preserve os direitos humanos dos presos e contemple a Justiça do país.
Ainda nesta quarta-feira, o ministro da Justiça indicou Ricardo Andrade Saadi, Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do ministério para integrar o GT, enquanto Sérgio Danese, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior representará o Itamaraty.
O Grupo de Trabalho contará também com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A próxima reunião do GT será realizada no dia 7 de maio em Brasília.
Assessoria de Comunicação