Deputados discutem situação dos corintianos presos na Bolívia com MJ

Brasília – Os deputados que integram o Grupo de Trabalho destinado a acompanhar a situação dos brasileiros presos na Bolívia, reuniram-se nesta quarta-feira, 24, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para cobrar um maior intercâmbio entre os ministérios da Justiça do Brasil e da Bolívia com o objetivo de buscar uma resolução para o caso o mais rapidamente possível.
24/04/2013 20h05

Foto: Edílson Holanda

Deputados discutem situação dos corintianos presos na Bolívia com MJ

Dep. Nelson Pellegrino e Min. da Justiça José E. Cardozo

De acordo com o presidente da Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), Nelson Pellegrino (PT-BA), “preocupa muito que 12 brasileiros estejam presos na Bolívia sem acusação formal ainda definida e em condições precaríssimas”.

Na avaliação de Pellegrino, o advogado contratado pelas famílias dos brasileiros presos não tem contribuído para o avanço e a celeridade do processo contra os corintianos. Os torcedores da equipe paulista estão presos na Bolívia desde fevereiro.

José Eduardo Cardozo esteve em La Paz em duas oportunidades e afirmou que as autoridades bolivianas estão empenhadas na busca por uma solução que preserve os direitos humanos dos presos e contemple a Justiça do país.

Ainda nesta quarta-feira, o ministro da Justiça indicou Ricardo Andrade Saadi, Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do ministério para integrar o GT, enquanto Sérgio Danese, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior representará o Itamaraty.

O Grupo de Trabalho contará também com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A próxima reunião do GT será realizada no dia 7 de maio em Brasília.

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Marcelo Rech

Fones: (61) 3216-6748 - e-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

https://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn