República Dominicana quer integrar a UNASUL

Brasília – A República Dominicana quer integrar a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) como país-observador. Em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), o embaixador dominicano no Brasil, Héctor Dionísio Pérez, afirmou que "o Brasil deve liderar este movimento para que os países da América Central e do Caribe se integrem à UNASUL, para tornar ainda mais forte o processo de integração política da região".
07/05/2013 18h35

Foto: Marcelo Rech

República Dominicana quer integrar a UNASUL

Pellegrino encontra-se com o Embaixador Dominicano Héctor Dionísio Pérez

Ele pediu ainda a reativação dos respectivos grupos parlamentares de amizade. Na sua avaliação, "há um enorme potencial para ser explorado na cooperação bilateral, no comércio e no turismo. Nós recebemos atualmente, 150 mil turistas brasileiros anualmente e queremos chegar aos 300 mil nos próximos dois anos".

Durante a reunião, ficou acertado um encontro do deputado Nelson Pellegrino com o Grupo de Embaixadores dos Países Latino-Americanos e Caribenhos (GRULAC), para discutir as relações políticas na região e o futuro dos mecanismos de concertação política como a CELAC.

Pellegrino reconheceu os esforços da República Dominicana em integrar-se com os demais países da região. "Em 2014, a República Dominicana integrará como membro pleno, o Sistema de Integração da América Central (SICA) e a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). Além disso, já tem planos de firmar um acordo com o Mercosul, o que é fundamental para a consolidação da nossa região como uma zona integrada política e economicamente", explicou.

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Marcelo Rech

Fones: (61) 3216-6748 - e-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

https://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn