Notícias

  • 09/07/2013 - Pellegrino discute o envio de uma missão política ao Irã
    Brasília – Em audiência com o embaixador do Irã no Brasil, Mohammed Ali Ghazenadeh, o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, discutiu o envio de uma missão política ao Irã ainda em 2013. Segundo ele, “o Irã é um dos principais players globais e um ator estratégico para a estabilidade política e econômica daquela região. É interesse do Brasil que essas relações sejam aprofundadas”.
  • 08/07/2013 - Nota Oficial sobre espionagem dos EUA no Brasil
    Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, e da Comissão Mista de Controle das Atividades de inteligência (CCAI), do Congresso Nacional, expresso, por meio da presente, preocupação com as denúncias publicadas pelo jornal O Globo, em sua edição deste domingo, 7 de julho, de que agências de inteligência dos Estados Unidos estariam monitorando as comunicações eletrônicas de cidadãos e organizações brasileiros, ao mesmo tempo que apoio a iniciativa do chanceler Antonio Patriota de exigir explicações por parte do governo norte-americano a respeito das gravíssimas violações apontadas com base nas revelações do ex-agente estadunidense Edward Snowden.
  • 03/07/2013 - Pellegrino critica decisão de europeus de fechar o espaço aéreo para o presidente da Bolívia
    Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Nelson Pellegrino (PT-BA), criticou a decisão de Portugal, Espanha, França e Itália, de fechar o espaço aéreo para a aeronave que levava o presidente boliviano Evo Morales da Rússia para La Paz, nesta terça-feira, 2. Segundo ele, “a decisão de impedir que uma aeronave presidencial sobrevoasse o espaço aéreo desses países viola tratados internacionais e revela uma postura que não condiz com os preceitos diplomáticos e precisa ser urgentemente revista”.
  • 03/07/2013 - Pellegrino discute em Roma, cooperação do Terceiro Setor
    Brasília – Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), participou nos dias 27 e 28 de junho, do Seminário Ítalo-brasileiro no Quadro do Programa de Cooperação Brasil Próximo – A legislação das Organizações Civis e do Terceiro Setor, realizado em Roma.
  • 03/07/2013 - CREDN e Conselho de Negócios avaliam cooperação entre Brasil e EUA em Defesa
    Brasília - O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), recebeu hoje (3/7/2013) o assessor do Conselho de Negócios Brasil-Estados Unidos Reeve Wolford, em continuidade a um diálogo sobre projetos de cooperação entre os dois países em matéria de defesa. Na ocasião, o presidente da CREDN foi convidado a participar da cerimônia de formatura de estudantes brasileiros em temas de defesa, a realizar-se no dia 8 de agosto, nos EUA. Os formandos integram o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal.
  • 02/07/2013 - Segurança Pública nas regiões de fronteira é tema de audiência conjunta
    Brasília - As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, realizaram audiência pública nesta terça-feira, 2, para discutir a segurança pública nas regiões de fronteira do Brasil. A audiência foi requerida pelos deputados Urzeni Rocha (PSDB/RR) e Otávio Leite (PSDB/RJ).
  • 02/07/2013 - Exército apresenta projetos estratégicos no Comando Militar do Sul
    Brasília - Entre os dias 27 e 29 de junho, o Comando do Exército promoveu viagem parlamentar ao Comando Militar do Sul (CMS) com visitas às cidades de Foz do Iguaçú (PR) e Santa Maria (RS). Os parlamentares puderam conhecer detalhes sobre os projetos estratégicos da Força, especificamente o PROTEGER e o blindado Guarani. Em Foz do Iguaçú, também estiveram no Complexo Hidrelétrico de Itaipu, uma das principais infraestruturas críticas do país.
  • 20/06/2013 - Brasil poderá ser ponte entre ricos e países em desenvolvimento por acordo climático
    Brasília – A Secretária-Executiva da Convenção-Quadro sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), Christina Figueres, afirmou em audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, realizada nesta quinta-feira, 20, que "o Brasil tem um grande desafio de ser a ponte política entre as grandes economias industrializadas e àquelas em desenvolvimento, em torno de um acordo sobre o clima".
  • 18/06/2013 - Custo da corrupção no Brasil chega a R$ 85 bilhões por ano
    Brasília – O custo da corrupção no Brasil chega a R$ 85 bilhões por ano de acordo com levantamento realizado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), eleito nesta terça-feira, 18, presidente do Capítulo Brasileiro da Organização Mundial de Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC). O Comitê Executivo brasileiro será composto por 12 parlamentares, 11 deputados e um senador.
  • 17/06/2013 - Brasil terá Capítulo da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção
    Brasília – Será instalada nesta terça-feira, 18, às 14h30, Plenário 4, em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, o Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC). A iniciativa é do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).
  • 17/06/2013 - Bahia poderá ter unidade de manutenção da Eurocópter
    Marseille, França - O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, reforçou, nesta segunda feira, 17, em Marseille, na França, junto à diretoria da Eurocópter, a construção de uma unidade de manutenção de helicópteros para atender o Nordeste e o Norte, na Bahia.
  • 12/06/2013 - Patriota falará à CREDN sobre as diretrizes da Política Externa Brasileira
    Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, comparecerá à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) em julho para falar sobre as diretrizes da Política Externa Brasileira. O convite foi feito nesta quarta-feira, 12, pelo presidente da CREDN, Nelson Pellegrino (PT-BA).
  • 12/06/2013 - Brasil e Portugal terão reconhecimento de diplomas de medicina
    Brasília – Os governos do Brasil e de Portugal negociam um acordo para o reconhecimento mútuo dos diplomas de medicina. Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, Alexandre Padilha explicou que as negociações foram iniciadas na segunda-feira, 10, em Lisboa, quando se reuniu com o ministro português da Saúde. Segundo ele, "Portugal reduziu em 30% os investimentos no setor. Além disso, cerca de 200 médicos brasileiros que atuam no país manifestaram interesse em retornar ao Brasil".
  • 12/06/2013 - Ministro da Saúde afirma que Brasil vai trazer médicos do exterior
    Brasília – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou em audiência pública promovida pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Seguridade Social e Família, Constituição, Justiça e Cidadania, e Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, realizada nesta quarta-feira, 12, que o Brasil vai importar médicos do exterior para atender a população carente do interior do país. Segundo ele, "não existe uma proposta isolada para resolver o problema da falta de médicos. Precisamos adotar todas as estratégias possíveis para levar os médicos para mais perto da população".
  • 11/06/2013 - Parlamentares de Moçambique conhecem trabalho da CREDN
    Delegação oficial da Assembleia da República de Moçambique esteve hoje (11/06/2013) em visita oficial à Comissão de Relações Internacionais e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, onde encontrou-se com o seu Presidente, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), e o Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Moçambique, Deputado Luiz Nishimori (PSDB-PR). O objetivo da visita dos moçambicanos foi trocar experiências com os congêneres brasileiros, conhecer sobre o funcionamento da CREDN, nossa política externa e estreitar relações de amizade e cooperação.