Vice-ministro do Azerbaijão pede mais cooperação com o Brasil

Brasília - O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, Araz Azimov pediu mais cooperação com o Brasil nas áreas de Ciência e Tecnologia, Comércio e na área política. Em visita à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 26, ele se reuniu com os deputados Nelson Pellegrino (PT-BA), Cláudio Cajado (DEM-BA), Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Hugo Napoleão (PSD-PI). Azimov elogiou a cooperação alcançada no nível parlamentar e sublinhou a existência de grande potencial para o estreitamento de relações bilaterais.
27/11/2013 18h35

Foto: Luis Macedo (CD)

Vice-ministro do Azerbaijão pede mais cooperação com o Brasil

Parlamentares brasileiros discutem relações bilaterais com vice-ministro do Azerbaijão

Recentemente, o deputado Cláudio Cajado, presidente do Grupo de Amizade Brasil – Azerbaijão esteve reunido com autoridades azeris em Baku. Segundo ele, "o Azerbaijão é uma das principais potências do Cáucaso, com um potencial econômico extraordinário e que enxerga o Brasil como um dos principais atores internacionais emergentes".

Araz Azimov revelou o interesse do Azerbaijão no avanço da agenda bilateral, destacando também que o Brasil pode contribuir na solução do conflito de Nagorno-Karabakh.

De acordo com Nelson Pellegrino, "o Brasil possui capital político para influir nesta questão, pois se fortaleceu como um global player de respeito e credibilidade. Também não podemos esquecer que o país apoiou todas as resoluções das Nações Unidas relacionadas ao conflito, tendo inclusive presidido o Conselho de Segurança quando da aprovação de uma delas".

Ele afirmou que seguirá trabalhando para que o Brasil intensifique os esforços políticos e diplomáticos em torno de uma solução pacífica que garanta o retorno de cerca de 750 mil azeris deslocados e para que as relações bilaterais sejam incrementadas, lembrando que o Azerbaijão acaba de adquirir aviões da Embraer.

 

 

Assessoria de comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br