Vice-ministro do Azerbaijão pede mais cooperação com o Brasil
Foto: Luis Macedo (CD)
Parlamentares brasileiros discutem relações bilaterais com vice-ministro do Azerbaijão
Recentemente, o deputado Cláudio Cajado, presidente do Grupo de Amizade Brasil – Azerbaijão esteve reunido com autoridades azeris em Baku. Segundo ele, "o Azerbaijão é uma das principais potências do Cáucaso, com um potencial econômico extraordinário e que enxerga o Brasil como um dos principais atores internacionais emergentes".
Araz Azimov revelou o interesse do Azerbaijão no avanço da agenda bilateral, destacando também que o Brasil pode contribuir na solução do conflito de Nagorno-Karabakh.
De acordo com Nelson Pellegrino, "o Brasil possui capital político para influir nesta questão, pois se fortaleceu como um global player de respeito e credibilidade. Também não podemos esquecer que o país apoiou todas as resoluções das Nações Unidas relacionadas ao conflito, tendo inclusive presidido o Conselho de Segurança quando da aprovação de uma delas".
Ele afirmou que seguirá trabalhando para que o Brasil intensifique os esforços políticos e diplomáticos em torno de uma solução pacífica que garanta o retorno de cerca de 750 mil azeris deslocados e para que as relações bilaterais sejam incrementadas, lembrando que o Azerbaijão acaba de adquirir aviões da Embraer.
Assessoria de comunicação