Pellegrino comemora aprovação da regulamentação da CCAI
Foto: Antonio Augusto (CD)
Com atraso de 11 anos, Congresso aprova regulamentação da CCAI presidida por Nelson Pellegrino
No entanto, ele lamentou o atraso de 11 anos na regulamentação da CCAI. O texto aprovado nesta terça-feira, 19, em sessão do Congresso Nacional é do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
Com a regulamentação da CCAI, um grupo de seis deputados e seis senadores, incluídos os líderes da Maioria e da Minoria mais os presidentes das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional das duas Casas, poderão acompanhar toda e qualquer atividade de inteligência e contrainteligência, acessar relatórios e visitar as instalações dos órgãos integrantes do SISBIN.
Além disso, a CCAI poderá sugerir mudanças na Política Nacional de Inteligência que está com a presidente da República, produzir pareceres sobre matérias relacionadas às atividades de inteligência, e realizar audiências públicas e reservadas sobre temas vinculados a essas atividades.
Segundo Pellegrino, "ainda neste ano, vamos discutir com a ABIN e o GSI a adequação da legislação para que o trabalho da CCAI seja permanente e que ela não seja apenas reativa a denúncias, mas que também seja propositiva e contribua para uma Inteligência de Estado reconhecida pela sociedade brasileira".
Assessoria de comunicação