Pronunciamentos na Câmara dos Deputados 2008

Pronunciamentos na Câmara dos Deputados 2008

Atualizado até 18/06/2008. 

 

ANTONIO CARLOS PANNUNZIO  (PSDB-SP. Sem revisão do orador.) -  a criação da UNASUL, que foi o último acontecimento da política externa e, de certa forma, liderado pelo Presidente Lula. A UNASUL - talvez nem todos os Parlamentares estejam familiarizados com o termo - quer dizer União de Nações Sul-Americanas.

ARNALDO JARDIM  (PPS-SP. Pronuncia o seguinte discurso.) - Apresentação de requerimento de informações ao Ministério de Minas e Energia a respeito do acordo firmado entre o Brasil e a Argentina para fornecimento de energia elétrica àquele país. Posicionamento contrário à revisão do contrato celebrado entre os Governos do Brasil e do Paraguai sobre a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. Precipitação do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, quanto ao anúncio de promoção de integração energética entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e a Bolívia

AUGUSTO CARVALHO (PPS-DF. Sem revisão do orador.) - Participação do orador em seminário promovido pelo Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral, em Montevidéu, Uruguai. Considerações sobre o processo de integração dos países sul-americanos.

MARCO MAIA   (PT/RS) - homenagem ao Movimento Negro Brasileiro, ao ensejo do transcurso do 120º aniversário da Abolição da Escravatura. Acerto da criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal, por artistas e intelectuais brasileiros, de manifesto favorável ao estabelecimento de cotas raciais em universidades públicas. Realização de eleições nos Conselhos Tutelares do Estado do Rio Grande do Sul. Ações do Governo Federal no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Inclusão de produtos da agricultura familiar no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Regozijo com a aprovação do projeto de lei sobre a criação do piso salarial de professores. Implantação da Universidade Federal para a Mesorregião Grande Fronteira do MERCOSUL. Iniciativas do Poder Executivo Federal na área educacional do Estado do Rio Grande do Sul. Realização de investimentos no setor de infra-estrutura do Estado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apresentação do Projeto de Lei nº 160, de 2007, sobre a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

RATINHO JÚNIOR (PSC-PR. Sem revisão do orador.) -  tratar da mobilidade urbana e da infra-estrutura das cidades, temas de vital importância para a população de qualquer município. Como membro da Comissão Especial da Mobilidade Urbana, nossa intenção é fazer uma análise dos problemas mais habituais e propor soluções, bem como demonstrar que, ao contrário do senso comum, o colapso total do trânsito nas grandes cidades pode ser evitado.


VANDER LOUBET (PT-MS. Pronuncia o seguinte discurso.) - empenho dos países integrantes do Mercado Comum do Sul — MERCOSUL no combate ao tráfico humano. Realização do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.


VANESSA GRAZZIOTIN  (Bloco/PCdoB-AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - proposta de criação de um conselho sul-americano de defesa, que deveria unificar as ações de defesa de todos os países sul-americanos e, além disso, trabalhar desde já a possibilidade de criação de uma indústria de defesa sul-americana, capaz não só de produzir as armas necessárias à defesa dos seus próprios países, mas também de exportar parte importante da produção.