VANDER LOUBET - PT - MS CD - 16-04-2008

Srs. Deputados, registro a importância do esforço que une os países do MERCOSUL no sentido de combater o tráfico de pessoas, crime que hoje deve ser encarado com toda seriedade pelas autoridades da América Latina.
Além de reunião promovida agora esta semana em Foz do Iguaçu pelo Centro de Coordenação de Capacitação Policial do MERCOSUL, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, da Secretaria Nacional de Justiça e do Departamento de Polícia Federal, outras ações precisam ser empreendidas.
Há necessidade de compatibilizar critérios e dispositivos da legislação de cada país, incrementar acordos de cooperação nas áreas de segurança e controle de fronteiras, além de fortalecer campanhas e outras iniciativas no sentido de chamar a sociedade para cumprir papel importante e indispensável na prevenção e no controle dessa prática criminosa e atentatória à dignidade do ser humano.
Em novembro deste ano, nos dias 25 a 28, será realizado no Rio de Janeiro o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É mais uma agenda de extremo significado para que a sociedade e o Poder Público reforcem a vigilância e os cuidados no sentido de impedir que a ilusão do lucro fácil atraia e desencaminhe milhares de jovens.
Na verdade, a exploração sexual, o tráfico de drogas e os trabalhos forçados formam uma combinação que seduz e arrasta crianças, jovens e adolescentes num caminho muitas vezes sem volta. O Brasil não pode deixar de conferir a esse problema sua verdadeira e crescente dimensão.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado