Programação do Março Mulher marca comemorações dos 90 anos do voto feminino no Brasil

Campanha desenvolvida anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, busca refletir sobre diversos temas relacionados às mulheres
02/03/2022 18h25

Divulgação

Programação do Março Mulher marca comemorações dos 90 anos do voto feminino no Brasil

Campanha Março Mulher 2022

Anualmente, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados desenvolve a campanha “Março Mulher”, em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Este ano, as atividades terão como foco central os 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil. As ações são desenvolvidas em conjunto com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e apoio de instituições parceiras.

O principal objetivo da campanha Março Mulher é celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, bem como debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero, além de destacar a importância da conquista do direito ao voto das brasileiras.

A deputada Celina Leão (PP-DF) afirma que é “fundamental celebrar os 90 anos de direito ao voto feminino no Brasil e enaltecer o empenho de mulheres que participaram do movimento sufragista, e enfrentaram as dificuldades de serem as primeiras mulheres eleitas”. Ela considera, como deputada federal e coordenadora da bancada feminina, que ainda há desafios a serem alcançados pelas mulheres para aprovar novas leis que contribuam para ampliar a participação das mulheres na política, em todos os níveis e esferas de poder. “Nossa luta não é fácil, mas seguimos firmes, inspiradas por nossas antecessoras e dispostas a construir um caminho cada vez menos tortuoso para as próximas que virão”, declarou.

Ampla programação - A programação é voltada a parlamentares, servidores e demais colaboradores da Câmara e do Senado, bem como ao público externo, e inclui, este ano, exposição, debates e sessão solene, entre outros eventos, que contemplam as questões das mulheres. A primeira atividade será realizada no dia 7 de março, das 9 às 17 horas. Trata-se do II Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, em continuidade ao primeiro, realizado em agosto do ano passado.

Na terça-feira (8/3), às 9 horas, está prevista a entrega da Medalha Mietta Santiago. A premiação foi instituída em 2017, concedida pela Câmara dos Deputados do Brasil a pessoas, instituições e campanhas por iniciativas relevantes a nação brasileira. A escolha dos agraciados pela medalha é feita pela bancada feminina da Câmara e o nome da premiação se dá em homenagem a Miêtta Santiago, a primeira mulher a exercer, plenamente, seus direitos políticos no Brasil. No mesmo dia, às 10 horas, acontece sessão solene conjunta do Congresso Nacional, no Plenário do Senado Federal, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia foi requerida pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), líder da bancada feminina no Senado.

No dia 8, às 19 horas, também haverá apresentação musical e acendimento das luzes do Congresso Nacional em alusão ao Março Mulher. Já na quarta-feira (9/3), das 17 às 18h30, acontece ato pela assinatura e implementação da Convenção 190 da OIT sobre violência e assédio no trabalho, numa iniciativa conjunta da Secretaria da Mulher da Câmara, Procuradoria Especial da Mulher do Senado, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça (Anamatra), Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Avon e Natura CO.

Na semana seguinte, em 15 de março, às 10 horas, um debate abordará o tema do enfrentamento à violência política. E no mesmo dia, às 15 horas, no Hall da Taquigrafia da Câmara haverá ação para conscientizar sobre a luta contra a endometriose, por solicitação da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), autora de projeto de lei que cria o Dia Nacional da Endometriose.

No dia 21 de março, será realizado seminário sobre o tema “Avanços Legislativos e Preparação das Candidaturas Femininas para as Eleições de 2022”, das 9 às 17 horas, com organização Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara.

As mulheres indígenas na política: avanços e conquistas, é o tema de debate programado para o dia 22 de março, das 10 às 11h30. Fechando a programação do Março Mulher, no dia 29, das 15 às 17 horas, haverá debate sobre os “90 Anos do Voto Feminino no Brasil”, com lançamento de exposição virtual sobre o tema.  

A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) explica que os eventos do Março Mulher, ao retratarem o tema dos 90 anos do voto feminino no Brasil, “colocam em evidência uma parte da história das mulheres e algo importantíssimo a ser lembrado: a vida das mulheres na política nunca foi fácil e, até hoje, é um desafio imenso para elas existirem e resistirem na vida pública. Como procuradora da Mulher na Câmara, uma das partes mais importantes do meu trabalho é ampliar os instrumentos disponíveis na sociedade brasileira para que as mulheres possam viver uma vida livre de violência. E isso inclui o combate à violência política, que insiste em nos excluir dos espaços públicos para que nossas vozes não sejam ouvidas”, afirma.

programação completa pode ser acessada na página da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. 

 

Ascom - Secretaria da Mulher (atualizado em 02/03/2022)