ONMP recebe Delegação da União Europeia para desenvolver projeto de combate à Violência Digital contra mulheres
Na última terça (2/07), integrantes da Delegação da União Europeia estiveram na Secretaria da Mulher, na Câmara dos Deputados, para conversar sobre os próximos passos da iniciativa, lançada com a missão oficial das parlamentares brasileiras ao Parlamento Europeu em abril deste ano.
No encontro, foi discutida a elaboração de pesquisa inédita sobre violência política de gênero no Brasil, com atenção aos impactos das novas tecnologias, e a produção de uma campanha de conscientização e engajamento sobre o tema. Também estão previstas duas oficinas de capacitação voltadas a jornalistas e influenciadores digitais, com o objetivo de qualificar a cobertura jornalística do tema no Brasil e ampliar a visibilidade da questão na agenda pública.
As ações têm como foco o enfrentamento e o combate à violência política de gênero e raça digital, que incluem ataques reputacionais, disseminação de discursos de ódio e o uso da inteligência artificial para produção de deep fakes e deep nudes para atacar candidatas a cargos eletivos ou mulheres que já ocupam espaços de poder. As atividades de pesquisa começam nas próximas semanas e estão previstas para ocorrerem até 2026, ano eleitoral, incluindo eventos com parlamentares para aprofundar o debate e articular respostas institucionais. Quatro especialistas – três brasileiras e uma europeia – serão responsáveis por desenvolver as ações previstas.
Participaram da missão realizada em Bruxelas, em abril de 2025, deputadas da Secretaria da Mulher e a atual Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputado, deputada Coronel Fernanda (PL-MT). A agenda incluiu reuniões com o Serviço Europeu de Ação Externa, o Parlamento Europeu, o Comitê Econômico e Social Europeu e diversas diretorias-gerais da Comissão Europeia. O encontro abordou a questão da violência política de gênero, especialmente no meio digital, e permitiu a troca de boas práticas sobre legislação e políticas de promoção da igualdade de gênero. A missão também consolidou o compromisso entre Brasil e União Europeia de fortalecer a participação das mulheres na política e orientou a definição das ações que serão implementadas.