ONMP publica cartilha e videocasts sobre violência política e saúde mental para o projeto Entre Nós, Candidatas

A iniciativa foi realizada em parceria com o Mapa do Acolhimento
10/12/2024 11h45

Como atividades integrantes do eixo informativo do projeto de acolhimento psicossocial Entre Nós, Candidatas, o Observatório publicou em novembro uma série de quatro videocasts com especialistas que participaram dos encontros virtuais e a cartilha “Cuidado e autocuidado em saúde mental como ferramenta de enfrentamento à violência política de gênero e raça”.

A cartilha foi produzida pelo Mapa do Acolhimento e pelas psicólogas voluntárias que atuaram na iniciativa, e foi publicada dentro do percurso de aprendizagem “O que é Violência Política de Gênero?” na trilha “Mulheres na Política” no Portal EVC, da Escola da Câmara. A iniciativa traz informações e orientações para mulheres que participam da política institucional com o objetivo de reduzir os impactos da violência política de gênero e raça na saúde mental delas.

Entrevistas exclusivas

Produzidos com o mesmo objetivo, os videocasts trouxeram entrevistas conduzidas pela equipe do ONMP com especialistas em violência política digital, atendimento psicológico e jurídico a vítimas de VPG e integrantes de instituições judiciais que acolhem as denúncias. Além de orientações sobre como e onde realizar as denúncias, as entrevistas abordam os diferentes tipos de violência política e as principais estratégias de enfrentamento à disposição das mulheres.

Participaram dos episódios as defensoras públicas Rafaella Mikos Passos e Diana Alves Argentino de Souza; Ana El Kadri, Diretora de Programas do Mapa do Acolhimento; a psicanalista e antropóloga Tainara Pinheiro, do Grupo de Iniciativa Psi Antirracista, o GIPA; a Promotora de Justiça do Estado de Pernambuco Bianca Stella Azevedo Barroso; e Gabriella da Costa, pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). 

Mulheres na Política

O Portal EVC, da Escola da Câmara, é uma estratégia de aprendizagem digital voltada para públicos diversos. Dentro da trilha Mulheres na Política, o público encontra materiais diversos sobre violência política de gênero, além de informações úteis sobre como realizar a comunicação das campanhas eleitorais, como montar um gabinete parlamentar, como se preparar para a candidatura eleitoral e como superar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que entram na política.

Para acessar a trilha Mulheres na Política, clique aqui. A cartilha “Cuidado e autocuidado em saúde mental como ferramenta de enfrentamento à violência política de gênero e raça” você encontra aqui. E os videocasts sobre Violência Política de Gênero estão aqui.