ONMP lança publicações inéditas sobre atuação parlamentar e representação midiática da participação feminina na política
O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) lançou, durante a 5ª edição dos Encontros do ONMP, realizada em 10 de dezembro de 2025 na Câmara dos Deputados, duas publicações inéditas sobre a atuação das deputadas federais e estaduais brasileiras e o enquadramento midiático da participação feminina na política, no Brasil e na Europa. O evento, promovido com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil e o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB), destacou pesquisas realizadas em parceria com o Observatório. As publicações reforçam o compromisso do ONMP com a divulgação de dados empíricos para o avanço da representatividade feminina na política.

O Relatório nº 1 – As deputadas federais e estaduais brasileiras e a agenda das mulheres (2019-2023) , de autoria do pesquisador Carlos Machado, resulta da parceria entre o ONMP, o IPOL/UnB e o Núcleo de Pesquisa Flora Tristán. Financiado por emendas parlamentar, o estudo mapeia proposições apresentadas por deputadas em nove assembleias legislativas, na Câmara Legislativa do DF e na Câmara dos Deputados, avaliando influências de partido, ideologia e gênero na formulação de políticas para mulheres .
A Nota Técnica nº 8 – Representações da participação feminina na política: enquadramentos e resistencias midiáticas no Brasil e na União Europeia integra a Coleção Estudos em Parceria, e foi produzida no âmbito do projeto "Fortalecendo a Participação Política das Mulheres e Combatendo a Violência de Gênero na Era Digital", em colaboração com a Delegação da União Europeia no Brasil. A nota, de autoria da especialista dos Diálogos UE-Brasil Letícia Sabbatini, aborda representações midiáticas e digitais da participação feminina, identificando padrões de violência política de gênero e raça nos contextos brasileiro e europeu.
Outras publicações do Observatório também podem ser encontradas para download aqui.