ONMP e CMulher realizam lançamento de projeto da UFG de monitoramento da participação feminina nas eleições de 2024

O projeto De Olho nas Urnas é apoiado pelo Observatório e integra atividades de pesquisa e conscientização pública sobre o tema
25/04/2024 12h00

O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) da Câmara dos Deputados realizaram, na tarde de ontem, 24 de abril,  o evento de lançamento  do Projeto “De Olho nas Urnas: candidaturas de mulheres e monitoramento da igualdade de gênero nas eleições de 2024". O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG) que tem o apoio do ONMP e que é financiado por recursos provenientes de emenda aprovada em 2022 pela CMULHER.

O projeto, coordenado pela reitora Angelita Pereira de Lima, tem o objetivo de analisar os desafios e instrumentos legais de incentivo à participação das mulheres na política brasileira, tendo como base a coleta de dados e informações dos partidos políticos e da Justiça Eleitoral referentes às eleições municipais passadas e, mais especificamente, ao pleito eleitoral municipal de 2024. Um dos objetivos é que os resultados possam embasar a atuação legislativa e o monitoramento do processo eleitoral pelo Legislativo e pela sociedade.

Além disso, o projeto conta ainda com um forte eixo de disseminação de informações acerca da participação feminina na política, que inclui uma página na internet, na qual serão progressivamente divulgados os resultados de pesquisa encontrados, além de materiais de formação e conscientização de candidatas e do eleitorado acerca dos mecanismos do processo eleitoral e da importância da ampliação da presença de mulheres nos cargos eletivos.

Produtos lançados para o público 

No evento de ontem, foram lançados os dois primeiros produtos da pesquisa: a página deolhonasurnas.ufg.br e a cartilha “Mulheres na Política - Construindo Igualdade de Gênero nas eleições 2024”, um guia contendo informações gerais e instruções básicas para mulheres que pretendem concorrer aos cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora nas eleições municipais.

No evento, foram distribuídos exemplares da cartilha Mulheres na Política: Construindo Igualdade de Gênero nas Eleições 2024
(Foto: Humberto dos Santos Jr.)

Em suas falas durante o evento, a coordenadora geral do projeto, reitora Angelita Lima, e as coordenadoras técnica e de comunicação, Ana Paula Neves e Luana Borges, respectivamente, enfatizaram que tanto a cartilha quanto o site do projeto pretendem ser um instrumento de promoção da participação das mulheres na política eleitoral. Entre as informações e orientações para mulheres interessadas em ingressar na política, bem como para as pessoas que desejam apoiar e promover a igualdade de gênero nesse campo, os materiais contêm explicações sobre os instrumentos legais e as estratégias de combate às dificuldades enfrentadas por mulheres em processos eleitorais. 

Além da equipe de pesquisa, o lançamento contou com a presença da coordenadora-geral do ONMP, deputada Yandra Moura (União-SE), da presidenta da Comissão da Mulher, deputada Ana Pimentel (PT-MG), e da deputada Lêda Borges (PSDB-GO), que foi presidenta da CMULHER em 2023 e trabalhou na articulação política para que os recursos fossem garantidos para a pesquisa. 

Próximos lançamentos

Os próximos produtos do De Olho nas Urnas serão lançados em sua página a partir de maio, que terá atualizações constantes até o primeiro semestre de 2025.

Informe-se sobre todos os eventos públicos e parcerias de pesquisa do Observatório em nossa página no Portal da Câmara ou no perfil da Secretaria da Mulher no Instagram.