Observatório amplia dados do Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições

Foram incluídos indicadores de gênero das eleições gerais de 2002 e 2006. .
11/07/2023 17h20

O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher ampliou os períodos de dados do Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições, plataforma que possibilita o monitoramento e a análise de candidaturas, resultados e financiamento de campanhas eleitorais, com recorte de gênero e raça. Foram inseridos dados das eleições gerais de 2002 e 2006 (a versão anterior, contemplava as eleições de 2010 a 2022). O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec). 

Lançado em setembro de 2022, o sistema teve versão aprimorada em dezembro último. Segundo Marcus Vinícius Chevitarese Alves, analista legislativo responsável pelo desenvolvimento do sistema, a ampliação dos dados contempla sugestões recebidas de integrantes do Observatório e permitirão apoiar pesquisas sobre o tema de forma mais aprofundada. 

A coordenadora-geral de pesquisa do ONMP, Ana Claudia Oliveira, lembra que o Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições permite que pesquisadores e profissionais da área política tenham acesso direto a indicadores sobre as eleições, com recorte de gênero e raça, em formato dinâmico e de fácil utilização. Uma das principais vantagens do sistema é permitir o cruzamento de informações sobre a participação feminina na política, o que possibilita a construção de indicadores e de parâmetros que podem ser utilizados tanto pela academia como pela sociedade civil. 

 

 

Leia também: Secretaria da Mulher lança sitema de monitoramento sobre mulheres e eleições

Painéis de dados do Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições do ONMP ganham nova versão

 

 

 

11/07/2023 - Ascom - Secretaria da Mulher