Internacional

2023 - 2025 (57ª Legislatura)
19/05/2025 13h40

A Secretaria da Mulher promoveu um debate com três pesquisadoras, representantes da Divisão de Gestão e Orçamento do Comitê de Governança Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a importância de levar em consideração o recorte de gênero na elaboração do Orçamento do país.

                      

A 68ª Comissão Anual sobre a Condição da Mulher (CSW68), o maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino, ocorreu entre 11 a 22 de março de 2024, sob o tema prioritário “Acelerar a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, combatendo a pobreza e fortalecendo instituições e financiamento com uma perspectiva de gênero”.

      

Na noite do dia 18 de maio de 2024, em Brasília, a Bancada Feminina e outras autoridades se reuniram com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para coquetel em evento promovido para a comemoração da eleição do Brasil como sede do Mundial Feminino de 2027.

                    

Instagram  

A Bancada Feminina da Câmara dos Deputados foi recebida na noite do dia 28 de maio de 2024 pela Embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, no encontro "Unidas no Combate à Violência contra as Mulheres na Política em Contextos Eleitorais". No evento, mediado pela jornalista Basília Rodrigues e com a presença de várias embaixadoras e autoridades, as deputadas relataram alguns dos obstáculos enfrentados por elas na chegada e para a permanência nos espaços de poder.

                         

Instagram 

Em maio de 2024, embaixadoras e representantes de oito embaixadas de países-membros do G20 foram recebidas em um café da manhã, na Residência Oficial da Câmara dos Deputados, pela Bancada Feminina e acompanhadas pelo Presidente da Casa, deputado Arthur Lira. Participaram autoridades da Alemanha, Egito, Espanha, Estados Unidos, México, Reino Unido, Timor-Leste e União Europeia. 

                       

Instagram

Pela primeira vez desde a criação do G20, grupo que reúne as maiores economias globais, foi realizado um encontro de mulheres parlamentares no âmbito do P20 - fórum que reúne os presidentes e representantes dos parlamentos dos países membros. As deputadas da Bancada Feminina da Câmara protagonizaram a 1ª Reunião de Mulheres do P20, realizada em julho de 2024, em Maceió, Alagoas.

                

 As parlamentares reunidas no primeiro encontro de representantes mulheres de países do G20 decidiram apoiar uma série de recomendações que deverão ser seguidas pelos Legislativos dos estados-membros do grupo das principais economias desenvolvidas do mundo. As decisões têm como principais eixos o aumento da participação das mulheres nas decisões políticas, o combate à crise climática e a promoção de igualdade econômica e produtiva.

Banco de Imagens | Instagram | Publicação  

A solenidade de entrega da Carta de Maceió foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados e marcou a abertura do Fórum Parlamentar do G20, o P20, evento que antecedeu a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20. 

As sessões de trabalho do primeiro dia da cúpula do Fórum Parlamentar do G20 tiveram como temas a justiça climática e o desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de gênero e raça; a representatividade feminina em posições de poder; e o combate a desigualdades de gênero e raça, promovendo a autonomia econômica das mulheres.

                 

Banco de Imagens | Instagram  

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024, foram realizados debates coorganizados pela Secretaria da Mulher, em parceria entidades da sociedade civil, no âmbito do G20 Social, sediado no Rio de Janeiro. A paridade entre mulheres e homens nos postos de gestão e o enfrentamento à violência política de gênero foram os temas discutidos e incluídos no documento entregue aos líderes das maiores economias mundiais.

Roda de conversa “Alinhando agendas globais: paridade de gênero e de raça como princípio de justiça social, econômica e democracia”, com o Instituto Alziras e o Geledés - Instituto da Mulher Negra. 

                          

 

Painel “Enfrentamento da violência de gênero: um desafio global para inclusão, igualdade e desenvolvimento sustentável”, com Instituto Avon, ONG Criola, Consórcio Lei Maria da Penha e Banco Mundial. 

                        

Instagram

  • Missão oficial ao Reino Unido

A convite da Embaixada do Reino Unido no Brasil, em abril de 2025 parlamentares participaram de reunião com parlamentares britânicas da Câmara dos Lordes, participaram do chá da tarde com a Enviada Especial de Sua Majestade para Gênero e Igualdade e realizaram uma visita guiada no Parlamento Britânico, seguida de debate junto ao Comitê de Mulheres e Igualdades.

As deputadas também realizaram visita à Embaixada do Brasil em Londres, almoçaram com o Embaixador Antônio Patriota e tiveram a oportunidade de visitar o Espaço da Mulher Brasileira no Consulado do Brasil, responsável por atender brasileiras vítimas de violência no país.

 

Instagram

  • Missão oficial à sede do Parlamento Europeu

Em abril de 2025, uma delegação de deputadas federais esteve em Bruxelas, Bélgica, em missão oficial. A agenda marca o início de uma parceria estratégica entre a Secretaria e a Delegação da União Europeia no Brasil, que tem como objetivo fortalecer a participação das mulheres na política institucional.

Esta parceria recebe o apoio dos Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil e visa o desenvolvimento de estudos e o intercâmbio de experiências, marcos legais, práticas institucionais e estratégias de ação que apoiem enfrentamento à violência política de gênero em meios digitais.

                             

Instagram