Delegação da Bancada Feminina participa de debates na ONU
Entre os dias 11 e 15 de março, a delegação da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados participa da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW, na sigla em inglês), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Estados Unidos. A delegação é composta pelas deputadas Benedita da Silva (PT/RJ), coordenadora da Bancada Feminina; Yandra Moura (UNIÃO/SE), coordenadora-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP); Maria do Rosário (PT/RS), segunda-secretária da Mesa da Câmara dos Deputados; Ana Paula Lima (PT/SC); Ana Pimentel (PT/MG); Camila Jara (PT/MS); Elcione Barbalho (MDB/PA); Laura Carneiro (PSD/RJ); e Maria Arraes (SOLIDARIEDADE/PE).
Considerado o maior evento anual de mulheres do mundo, a CSW foi criada em 1946 pelo Conselho Social e Econômico da ONU, com a finalidade de preparar relatórios e recomendações sobre questões urgentes relacionadas aos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, social, civil e educacional. O tema central deste ano é “Acelerar a concretização da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, combatendo a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero”.
O objetivo da ida das parlamentares para a ONU consiste no fortalecimento da atuação do Estado brasileiro na esfera internacional, em parceria com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da primeira-dama, Janja Lula, e de representantes do Ministério das Relações Exteriores. Da mesma forma, visa-se um possível aprimoramento da legislação brasileira para a promoção dos direitos das mulheres e meninas a partir de insumos dos debates com representantes de outros países.
Ainda, as deputadas participam de eventos paralelos à programação oficial da 68ª Sessão da CSW, promovidos pelos Estados-membros da Comissão, organizações internacionais e até mesmo por instituições da sociedade civil. Entre as prioridades da Bancada Feminina, assim como de toda a delegação brasileira, estão elencados os seguintes temas: igualdade de gênero, em especial salarial e referente às políticas de cuidados; combate à fome e à pobreza; enfrentamento à misoginia; e promoção da justiça climática para as mulheres.