Começa Workshop de Contratação Sustentável

04/11/2015 15h15

 

Neste mês de novembro o Ecocâmara promove o Workshop de Contratação Sustentável. O objetivo do treinamento é  consolidar o padrão sustentável de aquisições definido para a Câmara dos Deputados no Ato da Mesa nº 4/2011 e na Portaria nº 227/2014.

As compras governamentais alcançam cerca de 20% do PIB, o que torna os órgãos públicos um ator fundamental para a promoção da sustentabilidade.

O workshop traz uma parte teórica que analisa os fundamentos legais dos critérios de sustentabilidade nos processos de compras públicas. Alguns expositores também vão apresentar estudos de caso, e outros vão conduzir oficinas práticas. Segundo a organizadora do treinamento, a servidora Carmen Mesquita, os diversos módulos do workshop oferecem informações e ferramentas para a implementação efetiva da sustentabilidade nas compras governamentais.

Nomes de peso foram convidados para ministrar as aulas. Todos os palestrantes são gestores públicos e autoridades de órgãos governamentais com práticas exitosas a serem disseminadas.

Na Câmara dos Deputados, o comitê de gestão socioambiental EcoCâmara, em parceria com outros setores, mobiliza os servidores para ampliar as iniciativas de sustentabilidade. Cabe lembrar que, em 2012, a Câmara conquistou o 2º lugar no Prêmio Melhores Práticas A3P com o Programa Regulamentando as Licitações Sustentáveis na Câmara dos Deputados - Esverdeando as Aquisições, na categoria Inovação na Gestão Pública.

A primeira aula do workshop aconteceu nesta quarta (4) no Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor). Para Roilson Tavares, analista do Centro de Informática da Câmara (Cenin), o treinamento ampliou sua visão sobre o que é uma contratação sustentável: “A gente tem aquela ideia de que o conceito de sustentabilidade está relacionado à questão ambiental, mas vai muito além. Hoje eu pude perceber que é fundamental priorizar os projetos a partir do que é essencial para os órgãos públicos”, disse ele.

O público do workshop é de servidores designados pelas chefias dos departamentos da Câmara diretamente envolvidos nos processos de contratação. Também foram oferecidas vagas para outros órgãos que integram a A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública.