Governança

Modelo de Governança da Gestão EstratégicaA Gestão Estratégica da Câmara dos Deputados é implementada por meio das seguintes instâncias: 

- Comitê de Gestão Estratégica (CGE), formado por diretores e pelo diretor-geral da instituição, orienta e acompanha a gestão estratégica da Câmara, para garantir sua continuidade administrativa.  O comitê reúne-se três vezes ao ano para avaliar o desempenho da organização.

- Comitês Setoriais de Gestão Estratégica, formados dentro de cada unidade administrativa pelo seu titular e chefes de área, orientam e acompanham o processo de gestão estratégica da respectiva Diretoria ou Secretaria; e

- Comitês temáticos, transversais, que tomam decisões e monitoram resultados relativos aos temas de sua competência.


Os comitês reúnem-se periodicamente para avaliar indicadores dos objetivos, programas, projetos e processos estratégicos.

 

Gestão de projetos

Os projetos têm outros atores envolvidos em sua governança, além dos comitês. São eles:

Patrocinadores
Acompanham o desenvolvimento dos projetos do início ao fim, com total comprometimento, buscando garantir os recursos necessários ao seu sucesso. Mantêm contato direto com os Comitês de Gestão Estratégica Setoriais e Corporativo.

Gerentes de Programas e de Projetos
São os responsáveis pela condução executiva do programa ou projeto sob sua responsabilidade. Para isso, utilizam a Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Casa.

Membros de equipe
Os membros de equipe são aqueles que participam da execução do projeto. Muitas vezes têm papel importante também na fase de planejamento do projeto.

 

As normas que norteiam a governança na Câmara são o Ato da Mesa n. 245/2018 e os Atos do Presidente do CGE n. 1/20182/2018 e 3/2018.