Gestão de riscos

Risco é qualquer evento que, se ocorrer, afetará o alcance de algum objetivo organizacional. A gestão corporativa de riscos, portanto, contribui para que a instituição alcance seus objetivos, sejam eles de processos de trabalho, de projetos ou de ações pontuais. Isso é feito por meio de uma abordagem preventiva, em que se identificam os riscos mais relevantes para o alcance desses objetivos.

Na Câmara dos Deputados, a Política Corporativa de Gestão de Riscos da foi instituída pelo Ato da Mesa n. 233/18.


Metodologia

A Metodologia Corporativa de Gestão de Riscos da Câmara dos Deputados foi adaptada das práticas modernas de gestão de riscos para a realidade da instituição, considerando a necessidade de evolução gradativa da maturidade no tema. Foi concebida para uso nos diversos setores da Casa. 

As principais referências conceituais foram as normas da série ABNT NBR ISO/IEC 31000, as práticas previstas no padrão Enterprise Risk Management do Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (COSO-ERM) e as práticas adaptadas da disciplina de gestão de riscos em projetos segundo o Project Management Institute (PMI).