Eventos Cedes 2018

Câmara lança estudo com propostas para reduzir as perdas e desperdício de alimentos

O estudo "Perdas e Desperdício de Alimentos: estratégias para redução" lançado no dia 12 de dezembro propõe a criação, por meio de projeto de lei, de uma Política Nacional de Educação Alimentar e Nutricional do Consumidor, com o objetivo de desenvolver uma consciência para o consumo adequado e responsável de gêneros alimentícios.  Outra proposta é a elaboração, pelo governo federal, de um Plano Nacional de Armazenagem de Grãos, de modo que se possa dar especial atenção à armazenagem dentro das próprias fazendas.


fotos

publicação
 
 
Câmara lança livro com sugestões para melhorar a segurança pública (5/12/2018)

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados lançou, no doa 5/12/2018,  o livro "Segurança Pública - Prioridade Nacional". Resultado de quase dois anos de debates, o trabalho culminou na elaboração de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a criação de um fundo constitucional de segurança pública, gerido e patrocinado majoritariamente pela União, para a transferência de recursos aos entes federados; a formulação de princípios gerais norteadores do sistema de segurança pública que aprimorem o modelo de recursos humanos; a criação de um conselho nacional de segurança pública; e o estabelecimento da cooperação federativa na consecução das atividades do setor. A intenção é criar um modelo de segurança pública mais eficiente na gestão de recursos escassos e que responda melhor aos desafios da criminalidade crescente. 

fotos
publicação
 
 
 Cedes participa de Congresso Internacional sobre logística (19 a 21/6/2018)
TRANS2018-6

O CEDES participou, de 19 a 21 de junho, da Trans 2018 _ VII Congresso e Feira Internacional de Transporte e Logística Sustentável da Amazônia, que aconteceu no Hangar _ Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). O evento, organizado pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará (SINDARPA), teve por objetivo promover a integração logística da Região Panamazônica junto ao Brasil e à comunidade Internacional, por meio da consolidação do Arco Norte _ corredor logístico formado pelos estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, que nos últimos anos vem recebendo investimentos de grandes empresas do agronegócio. O consultor legislativo Frederico De Moura Carneiro participou do Painel Institucional com a apresentação do estudo Arco Norte: um desafio logístico, desenvolvido pelo CEDES. Também foi montado um stand para divulgação do trabalho do Cedes.

publicação
  
Câmara homenageia 15 anos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (8/5/2018)

sessão solene 8-05-2018A Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (8), em Sessão Solene requerida pelo deputado Lúcio Vale (PR-PA), os 15 anos do Centro Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou o papel que o Cedes tem desempenhado na construção e melhoria do arcabouço legal do País. Segundo ele, o órgão é importante não apenas para a qualificação do debate sobre os grandes temas nacionais, mas, sobretudo, para o aperfeiçoamento dos trabalhos legislativos. “Muitas das sugestões legislativas que nasceram do trabalho realizado pelo Cedes já foram transformadas em leis ou incorporadas pelo Executivo”, afirmou Rodrigo Maia. Como exemplo, ele citou as relativas ao Biodiesel e à TV digital, as políticas públicas para Banda-larga e as que regulam a exploração do Pré-Sal. Leia mais

  
Exposição "A Câmara pensando o Brasil" relembra os principais estudos do Cedes (7 a 18/5/2018)

Exposição 15 anos Cedes Como parte das comemorações do 15 anos do Cedes,  foi realizada, entre 7 e 18 de maio,  no espaço Mário Covas, a exposição “A Câmara pensando o Brasil”. A mostra destacou as principais contribuições do Cedes nesse período e foi dividida em seis temáticas abordadas nos estudos: o social; o futuro; o desenvolvimento; o espaço; a inovação e o meio ambiente. A exposição teve por objetivo refletir a preocupação do Cedes com as mais variadas questões sociais e econômicas.

  

Cedes realiza Seminário Internacional sobre Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional (18/4/2018)

O seminário foi realizado no dia 18 de abril, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília,  e contou com a participação de parlamentares, autoridades do executivo, reitores e especialistas da área. O evento debateu a atuação das universidades como centros de desenvolvimento regional. A proposta  de criação dos CDR's nasceu de um estudo do Cedes e foi prontamente adotada pelo MEC, que pretende transformá-la em política pública nacional. Leia mais 


Apresentações
publicação
 
Cedes lança nesta terça-feira publicação sobre ensino superior e desenvolvimento regional (10/4/2018)

Lançamento livro Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento RegionalO Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lançou, nesta terça-feira (10), a publicação "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios", que tem como relator o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP). O estudo propõe uma política nacional de desenvolvimento territorial para o País, com as instituições de ensino superior como protagonistas. O trabalho durou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de 30 entidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. A ideia é criar centros de desenvolvimento regional nas universidades, com a missão de identificar as potencialidades de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia do poder público local e da comunidade. Leia mais

publicação 
 
Centro de Estudos da Câmara apresenta diagnóstico sobre segurança pública (3/4/2018)

Lançamento Agenda de Segurança CidadãA Câmara dos Deputados pretende iniciar a discussão de uma agenda de segurança pública cidadã nos estados, a partir de um estudo preparado pela Casa. O trabalho, elaborado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), com a participação de 15 especialistas de várias universidades do País, virou livro e foi lançado nesta terça-feira (3) na Câmara. Foram dois anos de estudos. Intitulada “Agenda de Segurança Cidadã: por um novo paradigma”, a obra traça diagnósticos e propostas a partir de cinco eixos de pesquisa: integração dos órgãos de segurança de estados, municípios e União; reestruturação das polícias; Justiça criminal; sistema penitenciário e, por fim, prevenção à violência e redução de homicídios.

Leia mais 
publicação