Câmara homenageia 15 anos do Centro Estudos e Debates Estratégicos

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta terça-feira (8)
09/05/2018 10h24

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Câmara homenageia 15 anos do Centro Estudos e Debates Estratégicos

Sessão solene em homenagem aos 15 anos do Cedes.

A Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (8), em Sessão Solene requerida pelo deputado Lúcio Vale (PR-PA), os 15 anos do Centro Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes).

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou o papel que o Cedes tem desempenhado na construção e melhoria do arcabouço legal do País. Segundo ele, o órgão é importante não apenas para a qualificação do debate sobre os grandes temas nacionais, mas, sobretudo, para o aperfeiçoamento dos trabalhos legislativos. “Muitas das sugestões legislativas que nasceram do trabalho realizado pelo Cedes já foram transformadas em leis ou incorporadas pelo Executivo”, afirmou Rodrigo Maia. Como exemplo, ele citou as relativas ao Biodiesel e à TV digital, as políticas públicas para Banda-larga e as que regulam a exploração do Pré-Sal.


O deputado Lúcio Vale, presidente do Cedes, lembrou que o órgão possui uma agenda própria, construída a partir do diálogo permanente dos parlamentares membros com a sociedade, “que complementa a dinâmica própria das comissões e do Plenário, trazendo temas estruturantes para o desenvolvimento do país”.

Consultores

Durante a solenidade, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) deu destaque especial aos consultores legislativos, que, segundo ele, contribuem profundamente, muitas vezes de forma anônima, e dão orgulho para a Casa e para o País. “Em período de demonização e criminalização do espaço público como lugar da incompetência, da ineficiência e da improdutividade, o Cedes é a demonstração inequívoca de que ali é o lugar da eficiência, da produtividade e da competência técnica”, afirmou.

A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) também prestou homenagem aos consultores e afirmou que eles representam o que há de melhor na Câmara dos Deputados. “Tudo que eu fiz aqui dentro foi com a ajuda de vocês. Vocês me fizeram crescer enquanto parlamentar, vocês sempre foram uma mão amiga, vocês foram os parceiros que precisamos para fazer esse Brasil crescer. Eu tenho orgulho de vocês”, disse aos consultores.

Cedes
O Cedes é um órgão técnico-consultivo vinculado à presidência da Câmara dedicado a estudar e debater as grandes questões do País. Com o apoio da consultoria legislativa, o centro desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso País. Todos os temas, depois de debatidos, viram publicações e cada uma delas pode ser o ponto de partida para um projeto de lei.

Atualmente, o Cedes é composto por 22 parlamentares membros, indicados pelas lideranças partidárias, além do seu presidente.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias