Câmara discute criação de Centros de Desenvolvimento Regional nas Universidades

No dia 18 de abril, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realizará o SEMINÁRIO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: PARCERIAS, INICIATIVAS E PERSPECTIVAS. O evento acontecerá no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das 9h00 às 18h, e contará com a participação de parlamentares, autoridades do executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema.
12/04/2018 09h30

O objetivo é debater a criação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) nas Universidades, capazes de articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade.

Proposta Inovadora

A proposta de criação dos CDRs nasceu a partir do estudo do Cedes sobre “Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”, que teve como relator o deputado federal Vitor Lippi. A elaboração do trabalho levou cerca de 2 anos e contou com o envolvimento de mais de 30 entidades do Poder Público, da iniciativa privada, da sociedade civil e, em especial, da rede das instituições de ensino superior. O trabalho está disponível na página do Cedes na internet (www.camara.leg.br/cedes).

Diferentemente de Grupos de Pesquisa cadastrados junto ao CNPq e de unidades acadêmicas convencionais, os CDRs não são pautados por uma agenda de pesquisa científica autárquica: conjugam interesses acadêmicos e necessidades do território. Os estudantes envolvidos serão estimulados a permanecerem na região, desenvolvendo ações empreendedoras junto a suas comunidades e ao setor produtivo do entorno. Já para os professores, o trabalho nos CDRs contará para progressão na carreira.

Política Nacional

De acordo com o secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, a intenção do MEC é transformar a proposta em política pública. Atualmente existem três projetos piloto, implantados no fim do ano passado: no Sudoeste Paulista; na região de Campanha, no Rio Grande do Sul e em Campina Grande, na Paraíba. Cada centro recebeu do MEC uma verba inicial de 150 mil reais para se estruturar e montar uma agenda de trabalho e uma carteira de projetos. Os primeiros resultados serão divulgados no seminário. A meta é replicar as experiências bem sucedidas aos mais de 1.300 campi no país. Para isso o MEC conta com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) _organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação_ braço executor do projeto. Outros dois CDRs serão lançados durante o seminário: o CDR Distrito Federal e o CDR Triângulo, em Minas Gerais.

Participação da sociedade

O evento será aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia. A Câmara fornecerá certificado de participação, para quem solicitar.  Também haverá transmissão ao vivo pelo portal e-democracia, permitindo que pessoas de fora possam fazer perguntas, as quais serão respondidas dentro do possível. O link para acesso ao portal é o seguinte: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/638

O que é o Cedes ?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 22 parlamentares e um presidente. Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. 

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

Contato imprensa: (61) 992985419 – Ana Paula Neves

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627

 

 

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: PARCERIAS, INICIATIVAS E PERSPECTIVAS

Data:  18 de abril de 2018

Local: Auditório Nereu Ramos - Câmara dos Deputados

 

PROGRAMA

9h00

Mesa de Abertura: INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Deputado Rodrigo Maia – Presidente da Câmara dos Deputados

Deputado Federal Lúcio Vale – Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES)

Paulo Speller - Secretário Geral da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI)

Deputado Federal Vitor Lippi – Relator do Estudo do Cedes “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”

Deputado Federal Danilo Cabral – Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Deputada Federal Marinha Raupp – Presidente da Comissão de Integração Nacional Desenvolvimento Regional e da Amazônia

Deputado Federal Alex Canziani – Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação

Jorge Mário Campagnolo – Diretor do Departamento de Políticas e Programas de apoio a Inovação (MCTIC)

Geraldo Nunes – Diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC)

Paulo Barone – Secretário de Educação Superior (SESU/MEC)

Marcio de Miranda Santos – Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

 

 

Ato: ASSINATURA DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES ENTRE CÂMARA DOS DEPUTADOS E CGEE

 

10h00

Mesa 1: IES E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: COOPERAÇÃO E ASPECTOS INSTITUCIONAIS

Paulo Barone – Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC)

Antônio Carlos Galvão – Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

Felipe Sigollo – Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação (MEC)

Marcos Cintra – Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Finep/MCTIC)

José Ricardo de Santana- Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTIC)

Américo Tristão Bernardes – Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Adalberto Grassi Carvalho – Diretor Substituto de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC)

 

Coordenador da Mesa 1 - Deputado Federal Izalci Lucas

 

11h00

SOLENIDADE DE Lançamento de Projetos Piloto de Centros de Desenvolvimento Regional:

A experiência do CDR na região de Campanha / RS

Cleber Cristiano Prodanov – Pró-Reitor de Inovação da Universidade Feevale, Responsável pelo Feevale Techpark e pela Incubadora Tecnológica da Feevale.

Projeto Piloto CDR Distrito Federal

Deputado Izalci Lucas

Projeto Piloto CDR Triângulo

Deputado Caio Nárcio

Paulo Barone – Secretário de Educação Superior do (SESU/MEC)

Coordenador da Solenidade: Deputado Vitor Lippi

 

11h30

BRUNCH

 

13h30

Mesa 2: DIÁLOGO ENTRE PARLAMENTO E IES

Deputado Federal Vitor Lippi

Deputada Federal Margarida Salomão

Gustavo Balduino – Secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES)

Francilene Garcia – Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – (CONSECTI)

Fábio Edir dos Santos Costa – Representante da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM)

Joviles Vitório Trevisol – Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP)

Mariano Laplane – Diretor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp

Bruno Coimbra – Assessor Jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Representante do Fórum das Entidades do Ensino Superior Particular

Maria Zaira Turchi – Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP)

Benedito Guimarães – Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB)

José Carlos Carles - Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG

Coordenador da Mesa 2:  Deputado Vitor Lippi

 

16h00

Painel: EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL ASSOCIADO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DOS DESAFIOS À CONCRETIZAÇÃO

Experiências Internacionais

Maurício Serra – Professor do Instituto de Economia da Unicamp

A interação entre a Universidade e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento no Rio Grande do Sul

Cíntia Agostini Coordenadora Administrativa do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates) e Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat)

Desenvolvimento Regional e Distritos Industriais na Itália

Emilio Beltrami Especialista em internacionalização empresarial e desenvolvimento territorial

Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs): uma proposta de desenvolvimento regional associado às IES

Antônio Galvão Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

Coordenador do Painel: Deputado Federal Caio Nárcio

17h30

ENCERRAMENTO