Câmara lança livro sobre Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes),em parceria com o Centro de Documentação e Informação, lançará, no dia 10 de abril, às 17h30, no Salão Nobre, a publicação Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios, que tem como relator o deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP.
06/04/2018 16h45

O estudo propõe uma Política Nacional de Desenvolvimento Territorial para o país, com as instituições de ensino superior como protagonistas. O trabalho durou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de 30 entidades do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

O objetivo é criar Centros de Desenvolvimento Regional nas universidades, com a missão de identificar as potencialidades de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade. A proposta foi prontamente adotada pelo Ministério da Educação, que pretende transformá-la em política pública. Foram implantados três projetos pilotos: no Sudoeste Paulista; na região de Campanha, no Rio Grande do Sul e em Campina Grande, na Paraíba.

Cada centro recebeu do MEC uma verba inicial de 150 mil reais para se estruturar e montar uma agenda de trabalho e uma carteira de projetos. A meta é replicar essas experiências aos mais de 1.300 campi no país, com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Outros dois CDRs serão lançados ainda este mês: no Distrito Federal e na região do Triângulo, em Minas Gerais.

 Diferentemente de Grupos de Pesquisa cadastrados junto ao CNPq e de unidades acadêmicas convencionais, os CDRs não são pautados por uma agenda de pesquisa científica autárquica: conjugam interesses acadêmicos e necessidades do território. A ideia é que os estudantes envolvidos sejam estimulados a permanecerem na região, desenvolvendo ações empreendedoras junto a suas comunidades e ao setor produtivo do entorno. Já para os professores, o trabalho nos CDRs contará para progressão na carreira.

Estarão presentes no lançamento o presidente do Cedes, deputado federal Lúcio Vale; o secretário executivo do Cedes e diretor da consultoria legislativa da Câmara, Luiz Fernando Botelho de Carvalho; o relator do estudo, deputado federal Vitor Lippi; o coordenador do trabalho e consultor legislativo, Renato Gilioli; o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone; o presidente e o diretor do CGEE, Márcio Santos e Antônio Galvão, respectivamente.  O evento é aberto ao público. Ao final, haverá um coktail.

 

Do lançamento:

 Dia 10/04

Hora: 17h30

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

 

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 22 parlamentares e um presidente. Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. 

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

Contato imprensa: (61) 992985419 – Ana Paula Neves

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627

 

Ações do documento