Notícias

Audiência discutirá situação do acervo histórico da Fundação Palmares

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza na sexta-feira (8) audiência pública para discutir a situação do acervo cultural, artístico e histórico da Fundação Cultural Palmares. (01/10/2021)

Comissão recebe sugestões para aperfeiçoamento da Lei de Arquivos

Especialistas ouvidos nesta sexta-feira (27), em audiência pública da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, disseram que é importante a discussão sobre o aperfeiçoamento da Lei  de Arquivos, que é de 1991, mas precisa ser aprofundada. (27/08/2021)

Comissão de Cultura debate aperfeiçoamento da Lei de Arquivos 

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (27), audiência pública para debater o aperfeiçoamento da Lei de Arquivos de modo a assegurar a proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro. (27/08/2021)

Portaria estabelece procedimentos para o descarte de documentos públicos na Câmara

O objetivo é uniformizar os procedimentos de descarte dos documentos digitais e não digitais, permitindo, inclusive, o atendimento a possíveis demandas dos cidadãos em relação aos acervos a serem descartados pela Câmara. (13/01/2021)

Página do Arquivo da Câmara está com visual e conteúdo novos

página do Arquivo no portal da Câmara dos Deputados passou por algumas mudanças. O conteúdo foi reorganizado para deixá-la mais amigável, facilitando a apresentação para os usuários. A gestão também foi alterada para permitir sua atualização constante, sendo distribuída entre todas as seções do Arquivo. (13/11/2021)

Experiência da Câmara com telecinagem será apresentada em evento

O evento - gratuito e organizado pela Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Ibict) e o Grupo de Pesquisa Dríade - faz parte da comemoração global pelo Dia Mundial da Preservação Digital, da Digital Preservation Coalition (DPC).(04/11/2020)

Portaria regulamenta Arquivo Impresso da Câmara dos Deputados

A Diretoria-Geral, em parceria com a Coordenação de Arquivo (Coarq), publicou a Portaria nº 182/2020, a fim de definir critérios para identificação, recolhimento, organização e preservação dos documentos que constituem o acervo denominado Arquivo Impresso da Câmara dos Deputados. (25/08/2020)

Presidentes dos três Poderes comemoram os 30 anos da Constituição em sessão do Congresso; assista

Presidente eleito, Jair Bolsonaro, voltou ao Congresso pela primeira vez depois da eleição para participar. Sessão também conta com a participação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. (06/11/2018)

Acervo de Bertha Lutz na Câmara é reconhecido como Memória do Mundo pela Unesco

A Câmara dos Deputados é uma das instituições que guarda documentos da luta da cientista, feminista e parlamentar pela participação das mulheres na política. (26/10/2018)

Conheça a história da Assembleia Constituinte de 1823

A documentação relativa à primeira constituinte brasileira integra o acervo da Câmara dos Deputados. (17/10/2018)

Câmara disponibiliza na internet acervo da Assembleia Constituinte de 1823

A Câmara dos Deputados disponibilizou para consulta on-line o acervo da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823. São mais de 3 mil documentos históricos da primeira experiência legislativa do Brasil, após a independência de Portugal. (19/03/2018)