Experiência da Câmara com telecinagem será apresentada em evento
A Câmara dos Deputados participa de evento virtual às 14h desta quinta-feira (5), Dia Mundial da Preservação Digital, para apresentar sua experiência com a telecinagem de filmes da década de 1970. A telecinagem é um método para a conversão de filmes em película para vídeo. A transmissão do evento será ao vivo pelo canal da Rede Cariniana no YouTube.
A exposição será feita pelo diretor do Arquivo da Câmara dos Deputados, Vanderlei Batista. Ele explicará como foi o processo de telecinagem da Casa, que contou com a parceria da Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais, do Centro de Documentação e Informação, além da TV Câmara e do Departamento Técnico.
O evento - gratuito e organizado pela Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Ibict) e o Grupo de Pesquisa Dríade - faz parte da comemoração global pelo Dia Mundial da Preservação Digital, da Digital Preservation Coalition (DPC).
Com o tema "Digits: for Good", o evento é uma oportunidade de conectar a comunidade de preservação digital e celebrar o impacto positivo que a preservação digital teve em um ano de pandemia, que viu uma dependência repentina e global de informações e infraestrutura digital.
Para visualizar a programação completa do evento, acesse o site da Rede Cariniana.
Telecinagem na Câmara dos Deputados
A solução encontrada conta com a higienização e preparação das películas por meio de uma mesa especialmente construída para esse fim e com a captura das imagens projetadas em um quadro branco na parede, com o uso de câmeras digitais.
A Câmara dos Deputados possui um acervo composto por 475 filmagens de cerca de 30 segundos, em película cinematográfica de 16 mm, sem som e em preto e branco. São gravações de atividades da presidência, plenário e comissões da Casa realizadas no período de 1971 a 1974. Na época, o material foi produzido com o objetivo de ser enviado a emissoras de televisão para a produção de matérias jornalísticas sobre a Câmara.
Desse total, já foram realizadas a captura e edição de 160 filmes, mas os trabalhos foram interrompidos neste ano em decorrência da pandemia. Os filmes telecinados estão sendo divulgados na página do Facebook do Arquivo da Câmara dos Deputados e, simultaneamente, sendo descritos e indexados para futura disponibilização e acesso no Arquivo Digital da Câmara dos Deputados.