Notícias
-
24/05/2011 - Marco Maia: guardas municipais podem contribuir para reforma da área de segurançaO presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou há pouco, na abertura do seminário sobre guardas municipais, que a inserção da categoria no debate sobre segurança pública é fundamental para a reformulação das políticas públicas para a área.
-
24/05/2011 - Seminário debate participação popular no ParlamentoA Comissão de Legislação Participativa realiza em instantes o seminário “Participação Popular no Parlamento do Século 21”. O evento faz parte das comemorações do aniversário de dez anos da comissão.
-
18/05/2011 - ONG: aprovação de cinco projetos formalizaria 5 milhões de domésticosO presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, sustentou há pouco que a aprovação de cinco projetos de lei em análise na Câmara - 7082/10, 6707/09, 7279/10, 7156/10 e 6465/09 – pode levar à formalização de 5 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil. Atualmente, dos 7,2 milhões de empregados dessa categoria, apenas 2 milhões têm carteira assinada.
-
18/05/2011 - Presidente do Ipea defende contratação de doméstico via empresaO presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, defendeu, no seminário “O futuro do emprego doméstico no Brasil”, que a única forma viável de aumentar a formalização do trabalho doméstico é prever sua contratação por meio de empresas.
-
18/05/2011 - Para ministra do TST, legislação discrimina trabalho domésticoA ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, que destacou há pouco ter iniciado sua vida profissional como doméstica, ressaltou que a legislação brasileira sempre discriminou o trabalho doméstico. Ela lembrou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) exclui do âmbito de sua aplicação essa categoria profissional.
-
18/05/2011 - Trabalho doméstico tende a ser valorizado, diz presidente de comissãoNa abertura do seminário “O futuro do emprego doméstico no Brasil”, há pouco, o presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), afirmou que a tendência atual no Brasil é de valorização do trabalho doméstico, devido à escassez crescente de mão de obra.
-
17/05/2011 - Deputada defende ação do MEC contra homofobia nas escolasA deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou o material produzido pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra uma cartilha do Ministério da Educação sobre combate à homofobia nas escolas. “Recurso público não pode ser usado para fomentar o ódio, mas para políticas públicas”, disse a deputada.
-
17/05/2011 - LGBT: Conselho de Psicologia diz que não tolera discriminaçãoO presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo de Gastalho, afirmou há pouco que uma resolução da entidade de 1999 contra a classificação de homossexualidade como doença tem servido de respaldo para a promoção de direitos LGBT. “Não toleramos o exercício da psicologia para gerar a discriminação”, disse o psicólogo, ao participar do 8º Seminário LGBT, que ocorre neste momento na Câmara.
-
17/05/2011 - Reverendo defende casamento civil de homossexuaisO reverendo da Igreja da Comunidade Metropolitana, Márcio Retamero, afirmou há pouco que é necessário desvincular a ideia de casamento como ato religioso. “Casamento não é sacramento, mas direito dentro do estado laico.” A declaração foi feita no 8º Seminário LGBT, que ocorre neste momento na Câmara.
-
17/05/2011 - Associação LGBT apoia campanha contra homofobia no RioO presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, manifestou há pouco apoio à campanha contra a homofobia lançada ontem pelo governo do Rio de Janeiro. A campanha faz parte do plano de combate à homofobia do estado, que prevê a aplicação de R$ 7 milhões por ano em ações contra a discriminação.
-
17/05/2011 - Artistas defendem união civil gay e criminalização da homofobiaAs cantoras Vanessa e Preta Gil e um grupo de artistas presente ao 8º Seminário LGBT manifestaram apoio ao movimento homossexual. Eles reivindicaram a aprovação pelo Congresso de projetos de lei de interesse dos homossexuais.
-
17/05/2011 - Deputada pede ações do governo contra homofobia nas escolasA presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), afirmou há pouco que entidades LGBT e parlamentares terão audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, às 17 horas de hoje, para garantir que o projeto “Escola sem Homofobia” do ministério seja posto em prática. Segundo ela, uma das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) é sobre o convívio com as diversidades e o diálogo com as temáticas LGBT.
-
17/05/2011 - Luta LGBT não inclui casamento religioso, diz deputadaA presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputada Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), disse há pouco que a luta por direitos LGBT não inclui o casamento religioso entre homossexuais. “Cada igreja faz o casamento religioso segundo suas regras. Não queremos pautar nenhuma igreja, mas queremos que todos os cidadãos tenham a mesma lei”, afirmou.
-
17/05/2011 - SEMINÁRIO LGBT LOTA O AUDITÓRIO NEREU RAMOSAcontece hoje (17), na Câmara dos Deputados, o VIII Seminário de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais no Congresso Nacional. O auditório Nereu Ramos está repleto de convidados vindos de diversos estados do País.
-
17/05/2011 - Começa seminário sobre direitos LGBTComeçou há pouco o 8º Seminário LGBT, realizado durante as comemorações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia. O seminário, promovido pelo Congresso com o apoio da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), tem como slogan "Quem ama tem o direito de casar – Pela aprovação da PEC do Casamento Civil entre Homossexuais”.