Exposição “Direitos Humanos: todo ser humano tem direito” apresenta resultados do Observatório Parlamentar .

17/03/2022 15h15

Lula Marques

Exposição “Direitos Humanos: todo ser humano tem direito” apresenta resultados do Observatório Parlamentar .

Presidente da CDHM e representante da ONU Brasil participaram da abertura da mostra, que reúne imagens, dados, infográficos – resultado do acompanhamento do cumprimento das recomendações feitas ao Brasil para melhorar a situação dos direitos humanos no país

 

O deputado Carlos Veras (PT/PE), presidente da Comissão de Direitos e Minorias, e Silvia Rucks, coordenadora residente do Sistema ONU no Brasil, participaram nesta quarta-feira (16) da abertura da exposição “Direitos Humanos: todo ser humano tem direito”, que apresenta os resultados do Observatório Parlamentar da RPU, sediado no colegiado. A iniciativa é o primeiro mecanismo a monitorar a efetividade de cumprimento das recomendações feitas ao Brasil para melhorar a situação dos direitos humanos.

 

Participaram da abertura também Domenica Bumma, Chefe do Setor Político, Econômico e de Informação da Delegação da União Europeia no Brasil, Mariana Neris, Secretária Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Silvia Souza, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil e Denildo Rodrigues, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, além de outros parlamentares e lideranças sociais.

 

 Veras registrou que o objetivo da mostra é divulgar os resultados obtidos até o momento e contribuir para a divulgação dos parâmetros internacionais de direitos humanos e da importância de sua efetivação.

 

O Observatório da RPU é resultado de uma parceria firmada em 2019 entre a Câmara dos Deputados com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Em 2021, foram realizadas 26 audiências públicas, com cerca de 300 representantes da sociedade civil, governo e organismos internacionais. O acompanhamento realizado pela iniciativa, os dados e imagens deram origem ao material, que ficará exposto até dia 26 de março no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados.

 

A abertura da mostra ocorreu após sessão solene na qual foram entregues os relatórios produzidos pela iniciativa.

 

Os relatórios e infográficos estão disponíveis na página do Observatório.

 

 

Fábia Pessoa/CDHM