Notícias
-
29/04/2015 - Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas pede apoioCoordenadores de cinco seções estaduais do PROVITA – Programa de Proteção a Testemunhas Ameaçadas - visitaram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias no dia 29 de abril, quando avaliaram a situação atual e solicitaram apoio ao programa, no sentido da manutenção do seu orçamento e da criação de um marco regulatório próprio.
-
27/04/2015 - Violência sexual contra crianças em Cavalcante - Autoridades tomam providências após ação da CDHMApós a audiência promovida no município de Cavalcante (GO) pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para apurar crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes descendentes de escravos da comunidade Kalunga, as autoridades públicas começaram a tomar providências. Com a repercussão do caso, o juiz Lucas de Mendonça Lagares emitiu, no último final de semana, a prisão de um jovem por crime de estupro de uma criança Kalunga, com 8 anos, na época em que o fato ocorreu, em 2010. O agressor era padrasto da menina. A condenação prevê 12 anos e 9 meses de reclusão e mais multa de R$ 10 mil à vítima.
-
27/04/2015 - CDHM recebe apoio do presidente do STF na luta pelo fortalecimento da pauta de direitos humanosO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado federal Paulo Pimenta realiza uma série de visitas institucionais com o objetivo de fortalecer a pauta dos direitos humanos. No último desses encontros, Pimenta foi recebido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.
-
24/04/2015 - Comissão requer providências contra violações de direitos humanos em Cavalcante-GOCompromissos assumidos na audiência pública de 20 de abril em Cavalcante-GO pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e pela deputada Érika Kokay (PT-DF), estão sendo cumpridos.
-
24/04/2015 - Juiz emite ordens para apurar abusos a menores em Cavalcante - GOA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara foi à cidade para investigar estupros de descendentes de escravos. Após levantamento, foram localizados 31 processos deste tipo de crime.
-
22/04/2015 - Jovem negro no DF tem seis vezes mais chance de ser assassinado do que um brancoA cada 100 jovens assassinados no Distrito Federal, 85 são negros. Essa mortalidade do jovem negro deriva em grande parte do racismo latente, disse Larissa Borges, representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, na audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias que discutiu nesta quarta-feira, 22 de abril, a situação desses jovens no DF e região do entorno. A superação dessa violência demanda a desconstrução da cultura da violência, o fortalecimento dos mecanismos de participação social e a cooperação e o trabalho conjunto das instituições, afirmou.
-
22/04/2015 - Comissão de Direitos Humanos apura crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes em Cavalcante-GOA Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, por iniciativa do seu Presidente, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), realizou audiência pública no município de Cavalcante (GO) para ouvir a comunidade sobre crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
-
20/04/2015 - CDHM discute a violência contra a juventude negra no Distrito Federal e região do entornoCom 190 mil habitantes a cidade de Luziânia, situada na região do entorno do DF, convive com alto índice de violência em seu cotidiano e consta como uma das 15 com mais assassinatos no país no período de 2008 a 2012, conforme estatística divulgada pelo estudo Mapa da Violência, no ano passado. A cidade de Planaltina de Goiás também consta no estudo entre os 100 municípios com mais assassinatos. A sensação de insegurança provocada pelo alto número de assassinatos impacta ainda mais a juventude negra, razão pela qual a CDHM promove audiência pública sobre essa questão social quarta-feira (22 de abril) , às 14h.
-
16/04/2015 - “Estou disposto a dar o máximo de visibilidade à causa de vocês”, diz Paulo Pimenta aos líderes indígenasAo receber diversas lideranças indígenas na tarde desta quinta-feira, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Paulo Pimenta, afirmou que visitará regiões indígenas onde há violações de direitos humanos, começando por onde a violência contra os índios é mais crítica no país: as terras guarani-kaiowá, no Mato Grosso do Sul, evento aprovado pelo colegiado. O presidente da CDHM quer também levar representantes e temas da agenda indígena para uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.
-
15/04/2015 - Comissão vai receber depoimentos de pessoas que deixaram a identidade LGBTQuestão polêmica e amplamente debatida, a proposta apresentada pelo deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) de realizar audiência pública destinada a dar voz às pessoas que decidiram deixar a identidade LGBT, ouvindo seu posicionamento e as dificuldades emocionais que enfrentam, foi aprovada por 10 votos a 6 pelo colegiado, na reunião ordinária da Comissão realizada nesta quarta-feira, 15 de abril.
-
15/04/2015 - Comissão recepciona Conselho Nacional da Pessoa com DeficiênciaO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), deputado Paulo Pimenta, recebeu no dia 14 de abril a visita do presidente do CONADE – Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, Flávio Henrique de Souza, e representantes da Secretaria Nacional da área, integrada à Secretaria de Direitos Humanos. Eles trouxeram as preocupações do setor e pediram o apoio da Comissão a demandas, como a realização de audiência pública sobre os problemas específicos enfrentados pela mulher com deficiência.
-
14/04/2015 - CDHM faz diligências para ouvir vítimas de pedofilia em CavalcanteMembros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, inclusive seu presidente, deputado Paulo Pimenta, autoridades federais do poder executivo e do ministério público federal estarão no dia 20 de abril em Cavalcante (GO), em diligências para ouvir autoridades locais e familiares de crianças e adolescentes da comunidade Kalunga vítimas de exploração sexual.
-
14/04/2015 - Presidente da CDHM recebe deputados tibetanosPara intensificar o intercâmbio parlamentar e ampliar o conhecimento e as relações institucionais entre a China e o Brasil, uma delegação sino-tibetana esteve nesta terça-feira (14 de abril) na Câmara dos Deputados, onde foi recebida pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
-
14/04/2015 - Presidente da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos visita CDHMA Comissão de Direitos Humanos e Minorias recebeu, no dia 10 de abril, a visita da presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, a procuradora regional da República Eugênia Gonzaga. Recebida pelo presidente da CDHM, deputado Paulo Pimenta, Eugênia Gonzaga citou os desafios a serem enfrentados, como a realização de exames genéticos para a identificação de restos mortais de ativistas ocultados na vala de Perus, em São Paulo. Ela solicitou efetiva participação da Comissão, que é representada no órgão por seu presidente. Paulo Pimenta confirmou sua integração ao colegiado, abrigado na Secretaria de Direitos Humanos, comprometendo-se em participar no seu fortalecimento.
-
09/04/2015 - Ministérios apresentam suas ações em direitos humanos nos cem dias de 2015Representantes de cinco ministérios apresentaram em audiência pública nesta quinta-feira (9 de abril) ações em direitos humanos realizadas pelo governo Dilma Rousseff nos cem primeiros dias de seu segundo mandato, que serão completados amanhã, 10.