PJB 2016 contou com 1425 inscrições
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2016, contou com 1425 projetos inscritos.
Destes, 78 foram escolhidos pelos assessores legislativos da Câmara dos Deputados para integrar a edição. A edição foi realizada de 26 a 30 de setembro.
A elaboração de um projeto de lei como critério de seleção para o ingresso no PJB é uma maneira de mobilizar estudantes e professores para adentrarem em um campo muitas vezes desconhecido: o conhecimento sobre a democracia representativa, o Parlamento e a elaboração das leis.
Nesta edição, os projetos escolhidos pelos líderes para irem à votação em plenário foram: a proposta que permite a doação de sangue por homens que fazem sexo com homens, com os mesmos critérios de segurança exigidos dos doadores heterossexuais; e projeto que prevê a disciplina de metodologia científica básica no ensino médio. Ambas receberam votos pela aprovação.
Autora do projeto sobre a doação de sangue, Beatriz Alcântara, é bolsista em uma escola particular de Salvador (BA). De Brasília, ela leva o aprendizado de que o debate sobre política no País precisa de mais profundidade.
“Eu percebi isso com o meu projeto. Por ser polêmico, eu tive de me aprofundar e ler artigos para ter embasamento para defender o texto”, afirmou.
Aluno de uma escola pública federal em Rio Branco (AC), Renato Menezes, apresentou o projeto sobre o currículo do ensino médio. De acordo com o jovem, ficou o aprendizado de que as pessoas têm opiniões diferentes e que todo assunto deve ser discutido de forma a se chegar a um consenso.
“Tivemos a oportunidade de elaborar leis e discutir quais delas podem ser melhores para o nosso País”.
Os textos aprovados passam a integrar o banco de dados do programa e podem ser encampados por algum deputado que se interesse, para serem apresentados como projetos de lei de fato.
Conheça:
Relação de participantes PJB 2016
Mesa Diretora, Parlamento Jovem Brasileiro 2016
Presidência: Desireé da Silva Leão – Colégio Estadual Albino Feijo Sanches (PR).
Vice-presidência: Mariana Jorge Medeiros Batista da Silva – Instituto Federal De Minas Gerais (MG).
Primeira Secretaria: Mariana Carolina Rezende – Escola Estadual Doutor Bendito Leite Ribeiro (MG).
Segunda Secretaria: Matheus de Jesus Silva – Escola Estadual Professora Maria Petronila Limeira Dos Milagres Monteiro (SP).
Plenária Final PJB 2016
Projeto de Lei Nº 28 de 2016, Beatriz Lara de Alcântara - BA
Torna aptos para realizar doação de sangue, os homens que tem relações sexuais com outros homens.
Projeto de Lei Nº 272 de 2016, Renato Freitas de Menezes - AC
Determina a implantação da disciplina de Metodologia Científica Básica na grade curricular de todas as escolas públicas de nível médio.
Comissão Executiva PJB 2016
(formada por deputados federais nomeados pela presidência da Câmara dos Deputados)
Arthur Virgílio Bisneto (PSDB/AM)