Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger tem inscrições abertas até 17 de março
Foto: Billy Boss - Câmara dos Deputados
Pesquisadora Jaqueline Goes, uma das agraciadas da primeira edição
Estão abertas até 17 de março as inscrições de indicação para o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, concedido pela Câmara dos Deputados a três cientistas que se destacarem por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Naturais e Ciências Humanas. A premiação é o reconhecimento da excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas.
A iniciativa foi apresentada pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). O nome dado ao prêmio é uma homenagem a Amélia Império Hamburger, célebre cientista brasileira que se destacou por suas importantes contribuições para a ciência no Brasil. De acordo com a autora do projeto que deu origem à premiação, as mulheres cientistas estão liderando pesquisas inovadoras em todo o Brasil e, "no momento da pandemia do novo coronavírus, foram as mulheres pesquisadoras que se destacaram no exercício de funções e realizaram feitos multidisciplinares", afirmou Alice Portugal. Apesar de suas descobertas notáveis, as mulheres ainda representam apenas 10% dos pesquisadores em Ciências Exatas, segundo pesquisa realizada entre 2013 e 2014 pelo Instituto de Psicologia (IP), da Universidade de São Paulo (USP), entre os membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Agraciadas 2022 - Na primeira edição do Prêmio em 2022 (confira aqui a cerimônia de entrega), foram homenageadas as cientistas Jaqueline Goes de Jesus, da Bahia, indicadas pelas deputadas Alice Portugal e Lídice da Mata (PSB-BA) e também pelo deputado Jorge Solla (PT-BA); Natalia Pasternak Taschner, de São Paulo, indicada pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP); e Erika Parlato de Oliveira, de Minas Gerais, indicada pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
Seleção - Qualquer deputado ou deputada pode indicar até uma pessoa, por meio de sistema eletrônico específico da Segunda-Secretaria da Câmara. De acordo com a Resolução 24/2021, é vedada a indicação de parlamentares do Congresso Nacional no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas; servidoras públicas lotadas no Congresso Nacional; pessoas físicas enquadradas no que estabelece a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990 (Lei da Ficha Limpa), a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal), ou a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa).
A escolha das agraciadas está prevista para o próximo dia 5 de abril. Elas serão escolhidas por Conselho Deliberativo formado pela Segunda-Secretária, deputada Maria do Rosário (PT-RS); pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Leda Borges (PSDB-GO), pela presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputada Luisa Canziani (PSD-PR); e por um(a) representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo líder. As três indicadas mais votadas pelos conselheiros, em votação direta e secreta, serão as agraciadas. A entrega das premiação está agendada para 5 de julho de 2023.
A regulamentação do Prêmio pode ser acessada na Resolução 24/2021 e no Ato da Mesa 228/2022. Edições anteriores: Confira aqui as agraciadas de 2022. Outras informações podem ser solicitadas pelos telefones (61) 3215-8169, 3215-8166 ou 3215-8165 ou por e-mail.
Leia mais: Câmara entrega prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2022
Escolhidas as agraciadas da primeira edição do Prêmio Mulheres na Ciência
Aprovada criação do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger
Reportagem da Câmara destaca atuação e prêmio voltado às mulheres na Ciência
Ascom - Secretaria da Mulher, com informações da Segunda Secretaria da Câmara