Lei institui o Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular
Foto: Najara Araújo - Câmara dos Deputados
Após aprovar o projeto, em março de 2021, parlamentares simulam efeito da visão monocular. Na foto, a autora do projeto, Luisa Canziani, e Amalia Barros, que tem visão monocular.
Foi sancionada nesta segunda-feira (17/07) a Lei 14.622/2023 que institui o Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular. A nova norma é oriunda do Projeto de Lei 940/2021, da deputada Luisa Canziani (PSD-PR), e coautoria, pela bancada feminina, das deputadas Soraya Santos (PL-RJ), procuradora da Mulher da Câmara; e das ex-deputadas Margarete Coelho e Flávia Arruda. Na Câmara, o projeto foi aprovado no ano passado.
A data será comemorada em 5 de maio por ter ocorrido nesse dia, em 2009, a publicação da Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão daquela Corte garantiu àqueles com visão monocular o direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas a pessoas com deficiência.
“O Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular ensejará a realização de debates e campanhas de alerta para conscientizar a população sobre o tema e, com isso, evitar a discriminação e permitir a participação dos monoculares na vida em sociedade com o pleno exercício da cidadania”, disse Luisa Canziani.
Segundo a deputada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a visão monocular como deficiência visual em razão da perda da visão binocular (em ambos os olhos). “Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais”, afirmou. “Além disso, são alvos de discriminação.”
Leia mais: Câmara aprova projeto que classifica visão monocular como deficiência visual
Lei institui 5 de maio como o Dia da Pessoa com Visão Monocular (Agência Senado)
Com informações da Agência Câmara de Notícias