CAMPANHA AGOSTO LILÁS 2022

Anualmente, a Secretaria da Mulher comemora em agosto o aniversário da Lei Maria da Penha, com programação que inclui debates e atividades voltadas à conscientização sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres.

"Um instrumento de luta por uma vida livre de violência". Este é o tema da campanha Agosto Lilás de 2022, desenvolvida anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que completa 16 anos. 

As ações da campanha são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, e têm por objetivo contribuir para conscientizar a sociedade sobre o tema do enfrentamento à violência contra as mulheres, em suas diversas formas.

Este ano, as atividades da campanha “Agosto Lilás”, incluem debates e o tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás, que será realizado no dia 3 de agosto, às 18 horas, em alusão ao mês de proteção à mulher e de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

No ano passado, a bancada feminina obteve a aprovação, na Câmara, do Projeto de Lei 3855/2020, que institui o “Agosto Lilás”, e aguarda análise do Senado Federal. Confira a programação completa!

Campanha Agosto Lilás - Programação 2022

Atividades sujeitas a eventuais alterações de data, local ou horário. Confira sempre!

 

Data, Horário e Local

Atividade

3 de Agosto (quarta-feira), às 18 horas.

Local: Salão Negro do Congresso Nacional.

Acendimento da iluminação do Congresso Nacional em alusão ao "Agosto Lilás", com apresentação cultural a cargo da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB).

24 de Agosto (10 horas).

Local: Plenário 14 - Ala das Comissões - Anexo II da Câmara dos Deputados.

Audiência pública, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, para debater "Os desafios da aplicação da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha após 16 anos de sanção". REQ 23/2022 - CMULHER, apresentado pelas deputadas Tereza Nelma (PSD-AL) e Vivi Reis (PSOL-PA), aprovado em 06/07/2022.

30 de Agosto (9h30)

Local: Plenário 4 - Ala das Comissões - Anexo II da Câmara dos Deputados (presencial e online).

II Seminário de Combate à Violência Política contra a Mulher: um ano da lei de enfrentamento à violência política de gênero (Lei nº 14.192/2021). Promoção: Secretaria da Mulher, por meio da Procuradoria da Mulher e Observatório Nacional da Mulher na Política.

Com lançamento dos Painéis de Monitoramento Eleitoral e do estudo: “Breve análise das candidaturas e do respeito às cotas de gênero nas Eleições de 2022”

 

Última atualização em: 29/08/2022. Informações pelo telefone (61) 3215-8800

ou pelo e-mail: