Christiane Yared
Casada e mãe de três filhos, Christiane Yared ganhou a vida como confeiteira no estabelecimento da família, a “Confeitaria Couer Douce”, ao longo de três décadas. Quando perdeu o filho em uma tragédia de trânsito provocada por um deputado estadual alcoolizado, sua vida mudou. Criou o Instituto Paz no Trânsito e, em 2014, entrou para a política disposta a criar leis que salvem vidas nas estradas brasileiras.
Recebeu mais de 200 mil votos, como a deputada federal mais votada do Paraná, pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), e foi reeleita em 2018, pelo Partido Liberal (PL), já como referência no tema da segurança no trânsito. Foi candidata à Prefeitura de Curitiba em 2020.
Ao longo de dois mandatos, a parlamentar apresentou mais de 700 proposições, que vão de requerimentos, indicações a Ministérios, ofícios legislativos e relatórios, entre outros. Também apresentou 27 projetos de lei, dos quais três aprovados. É vice-presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro e 2ª Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Doações de Órgãos.
Em 2022, Christiane Yared integrou a Secretaria da Mulher, as Comissões de Viação e Transportes (CVT), de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de Seguridade Social e Família (CSSF).
Ao longo de dois mandatos, integrou outras Comissões e, na de Viação e Transporte, participou ativamente das discussões que resultaram na modernização do Código do Trânsito Brasileiro (CTB). Também atuou na comissão de análise sobre despesas com pessoal da Área da Saúde (PLP 251/2005); da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI do DPVAT; da Subcomissão Permanente da Previdência Social; do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas (PL 4860/2016) e da alteração do Código de Trânsito (PL 8085/2014).
Foi suplente da CCJC; e das Comissões de Finanças e Tributação (CFT); de Direitos Humanos e Minorias (CDHM); e do projeto deEstatuto da Família (PL 6583/2013).
Entre os projetos de lei apresentados por Christiane Yared estão o PL 7950/2017, que torna inafiançável o crime praticado por quem dirigir sob efeito de álcool; o PL 6.382/2016, que estabelece a obrigatoriedade de que causadores de acidentes graves arquem com as despesas da Previdência Social; o PL 7929/2017, que trata da obrigatoriedade da apresentação de carteira de motorista para aquisição de motocicleta e participação em curso de direção defensiva; o PL 9015/2017, que cria nova hipótese de flagrante delito, mantendo o provocador do acidente com vítima que fugir do local do acidente em estado de flagrante até se entregar ou ser capturado; e o PL 9984/2018, que impede a troca de pena de prisão por cestas básicas ou serviços à comunidade.
Entre as proposições de sua autoria aprovadas, estão o PL 3807/2015, apresentado em seu primeiro ano de mandato, que torna infração gravíssima a utilização de celular ao dirigir; e o PL 4860/2016, que trata do novo marco regulatório para o transporte de cargas, estabelece regras para o transporte de cargas por terceiros mediante remuneração e penas impostas a empresas e caminhoneiros envolvidos em roubos de cargas.
De sua autoria, o PL 130/2020, que dispõe sobre as sanções para quem divulgar nas redes sociais e outros meios de digitais, eletrônicos ou impressos, suas condutas de risco praticadas no trânsito, foi aprovado e transformado na Lei Ordinária 14304/2022.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Christiane Yared (Julho/2022).
Acesse o perfil oficial da deputada Christiane Yared no Portal da Câmara dos Deputados.