Angela Amin
Angela Regina Heinzen Amin Helou nasceu em Indaial, em 20 de dezembro de 1953. É formada em Matemática; mestre e doutora em Engenharia de Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Começou a vida profissional em 1973, como secretária da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Desde 1975, integra os quadros da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC).
Iniciou suas atividades na política em 1983, como presidente da Fundação de Assistência Social do Estado. À época, desenvolveu projeto de assistência às crianças denominado Pró-Criança, que repercute até hoje em Santa Catarina.
Foi candidata à vereadora em 1988 e obteve a maior votação da história da Câmara Municipal de Florianópolis na época (7.771 votos). Em 1990, foi eleita deputada federal - a mais votada, com 129.011 votos. Naquela oportunidade, foi relatora da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Eleita prefeita de Florianópolis em 1996, foi reeleita em 2000 no primeiro turno com 57% dos votos válidos.
Desenvolveu uma série de projetos estruturantes para a cidade de Florianópolis e, com eles, ganhou prêmios de reconhecimento nacionais e internacionais, com destaque para o “Prêmio 100 Melhores Práticas do Mundo”, conferido pela ONU ao Programa Capital Criança, voltado à redução da mortalidade infantil.
Em 2006 foi eleita deputada federal por Santa Catarina, tendo novamente obtido a maior votação da história do Estado, com 175.087 votos. Na Câmara Federal, foi vice-presidente da Comissão de Educação em 2007 e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano em 2008. Em 2009, atuou nas Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, onde também atuou em 2010, mesmo ano em que foi coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense na Câmara Federal.
No período compreendido entre 2011 e 2016, fez mestrado e doutorado na UFSC e foi professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Inovação e Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Em outubro de 2018, foi eleita novamente deputada federal por Santa Catarina. Neste atual mandato, é titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, na qual desenvolve enfoque sobre as profissões do futuro e a formação necessária para esse enfrentamento. Atua, ainda, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e em comissões especiais como no Centro de Estudos Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) como relatora do Estudo de Novas Tecnologias e Políticas para a Educação.
A porta de entrada da deputada Angela na política data dos anos 1980, quando seu marido, o hoje senador Esperidião Amin, era governador do Estado de Santa Catarina e ela assumiu a presidência da Fundação de Assistência Social do Estado. À época, desenvolveu projeto de assistência às crianças denominado Pró-Criança, que repercute em Santa Catarina até os dias atuais. Foi vereadora, prefeita e deputada federal por algumas legislaturas.
Desde o início, a deputada Angela voltou sua atuação para as pessoas, primeiro no social, com políticas de assistência e de base que, inclusive, erradicaram a desnutrição infantil quando foi prefeita. Depois, marcadamente, a educação com ênfase na empregabilidade e formação para o futuro. Essas são bandeiras emancipatórias, que possibilitam a inserção da mulher na vida pública porque dão sustentação ao que precisam para ir em frente.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Angela Amin (Agosto/2022).
Acesse o perfil oficial completo da deputada Angela Amin no Portal da Câmara dos Deputados.