Periquito-de-asa-amarela - A Câmara é o Bicho

A coluna “A Câmara é o Bicho” traz nessa edição o periquito-de-asa-amarela, animal da família dos papagaios que alegra as áreas verdes da casa com seu agitados grupos, sempre em busca de alimento. Trata-se de uma espécie que habita todo o país e cuja presença em áreas urbanas é cada vez mais comum.
06/04/2011 15h50

Fotos: Pedro Carneiro e Sefot

Periquito-de-asa-amarela - A Câmara é o Bicho

O periquito-de-asa-amarela (Brotogeris versicolorus chiriri Vieillot, 1818), também conhecido como periquito-do-encontro-amarelo ou periquito-estrela, costuma andar em bandos, na maior parte das vezes com muitos indivíduos, alimentando-se de frutos, sementes, flores e néctar, que são disputados de maneira ruidosa.

Na Câmara dos Deputados, esta ave pode ser encontrada em todas as áreas verdes do Periquito-da-asa-amarela 1Complexo Principal, Complexo Avançado, Residência Oficial e Torre de TV do Colorado, assim como nas quadras residenciais. São vistos com muita frequência alimentando-se nos pés de ingá, jerivá e de outras frutas localizados nestes locais. Sua vocalização característica soa como “tchiri, tchiri”. Penas amarelas na parte superior das asas do animal, o diferencia de outras espécies semelhantes.

A presença cada vez mais comum deste periquito em áreas urbanas brasileiras, como a cidade de São Paulo, vem intrigando os cientistas, Periquito-da-asa-amarela 2que elaboraram duas teorias sobre o fenômeno. A primeira diz respeito à destruição acelerada de seus habitats naturais, o que leva estas aves a percorrerem grandes distâncias em busca de alimento.
 
A segunda explicação para esta presença refere-se ao tráfico de animais silvestres, do qual a espécie, como muitas outras, costuma ser vítima. Alguns indivíduos, portanto, teriam escapado dos traficantes ou podem ter sido soltos por proprietários arrependidos, conseguindo sobreviver, adaptar-se e reproduzir-se, formando os grupos urbanos. Atualmente, o animal pode ser encontrado até mesmo em diversas cidades dos Estados Unidos.

O periquito-de-asa-amarela constrói seu ninho em cavidades de árvores ou em buracos de cupinzeiros arborícolas, assim como em espaços sob as telhas de construções, onde coloca cinco ovos. Os filhotes levam 26 dias para nascer e mais oito semanas para deixar o ninho, após o que ainda continuam a ser alimentados pelos pais por algum tempo.

Ficha do Bicho:Logo A Câmara é o Bicho

Nome científico: Brotogeris versicolorus chiriri (Vieillot, 1818)

Ordem: Aves

Família: Psittacidae (Psitacideos)

Sub-família: Psittacinae

Gênero: Brotogeris spp.

Nome comum: Periquito-de-asa-amarela; Periquito-do-encontro-amarelo; Periquito-estrela; Cotorra-de-las-amarillas (Espanha); Canary-winged-parakeet ou Yellow-chevroned-parakeet (EUA).

Habitat: campos com vegetação baixa, matas ciliares e cerradões em todos Brasil, assim como na Argentina, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Alimentação: frutos, sementes, flores e néctar.

Na Câmara dos Deputados:
em todas as áreas verdes do Complexo Principal, Complexo Avançado, Residência Oficial, quadras residenciais e Torre de TV do Colorado.