Eficiência de redutores da evaporação em espelhos d'água

Testes realizados na Câmara constatam redução de 30% na evaporação de água

Em 2005, o pesquisador e diretor científico da empresa Lótus Química Ambiental, Marcos Gugliotti, apresentou os resultados dos testes de controle de evaporação realizados nos espelhos d’água da Casa. Os experimentos foram realizados de 9 a 18 de setembro, e resultados preliminares mostram redução de 30% na perda de líquido. Realizada a convite do Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara) e de seu Núcleo de Novas Tecnologias, a palestra "Redução da Evaporação de Água por Filmes Monomoleculares" aconteceu no plenário 8 (Anexo II).

Clique aqui e confira os resultados do teste de evaporação de água  

Experiência

Parte de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a experiência feita na Câmara utiliza um pó composto de calcário e surfactantes biodegradáveis (agentes de atividade superficial, que apresentam a propriedade de formar uma película ultrafina na superfície da água). O produto não é tóxico ou espumante e foi aplicado no espelho d’água a cada 48 horas. Em contato com a superfície da água, o pó libera os surfactantes que formam a película ultrafina. Essa película espalha-se por uma grande área e reduz e evaporação sem interferir na oxigenação do corpo hídrico. Para cada 10.000 m² de área foi aplicado apenas 1Kg do produto.

 

Currículo

Marcos Gugliotti é formado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI, São Bernardo do Campo-SP), e concluiu mestrado, doutorado e pós-doutorado em físico-química de superfícies no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é diretor científico da empresa Lótus Química Ambiental, localizada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec, SP). O projeto dele é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que apoia experiências no setor por meio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE).

 

Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados