Gestão de energia da Câmara é premiada como uma das melhores práticas na administração pública do país
O Prêmio, entregue pelo Ministério do Meio Ambiente, consagra o programa “Luz e Vida – a Iluminação como Fonte de Prazer”
O coordenador da área temática “Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas” do EcoCâmara, engenheiro Roberto Costa, do Departamento Técnico (Detec), recebeu, no dia primeiro de dezembro, o prêmio “Uso sustentável dos Recursos Naturais”, entregue pelo Ministério do Meio Ambiente como parte do programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.
A premiação contemplou o programa “Luz e Vida – a Iluminação como Fonte de Prazer", que, desde 2005, revela o esforço empreendido pela Câmara no uso racional de energia com foco na preservação ambiental e na qualidade de vida do servidor. Como resultado, o projeto já gerou uma economia de R$ 3,9 milhões para a Casa.
Acompanhado pelo coordenador do EcoCâmara, Rômulo Lima Câmara, o servidor Roberto Costa recebeu o prêmio das mãos do representante da Unesco no Brasil, Celso Schenkel, depois de concorrer com outros 10 finalistas e, na primeira etapa, com 200 instituições que aderiram à A3P.
Premiado na categoria “Gestão de Energia”, o programa “Luz e Vida” ficou classificado em segundo lugar geral entre os laureados. O primeiro lugar foi conquistado pela Caixa Econômica Federal. A banca examinadora do concurso foi composta exclusivamente por especialistas, que analisaram os projetos inscritos sob a ótica acadêmica e ambiental.
Outros três programas do EcoCâmara também concorreram ao prêmio: “Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde” (Demed), na categoria Gestão de Resíduos; “Cefor Verde” (Cefor) e “TI Verde” (Cenin), na categoria Inovação na Gestão Pública.
Ao receber o prêmio, Roberto Costa (mande um email para ele) disse que a escolha do programa pela comissão julgadora “é o reconhecimento externo ao imenso e extraordinário esforço que vimos fazendo, gradativamente, para tornar a Câmara dos Deputados um exemplo no cuidado com o uso racional de energia elétrica e de outros bens naturais, como a água”.
Saiba mais sobre o projeto vencedor
Confira a lista dos 11 projetos finalistas, em ordem alfabética