Como ser sustentável nos gabinetes parlamentares
Atento ao que acontece nos prédios administrativos, o Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), em parceria com a Coordenação de Edifícios (Caedi), o Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), o Departamento de Material e Patrimônio (Demap) e a Coordenação de Edições do CEDI, entre outros, tem promovido diversos projetos e ações que têm como alvo principal evitar desperdícios de vários tipos e estimular o bom uso dos recursos naturais, tais como energia e água.
Confira o que você pode fazer, no seu ambiente de trabalho, para promover a sustentabilidade:
1) Solicite apenas materiais de expediente e materiais gráficos que realmente necessitar e em quantidade adequada à utilização em curto prazo. E lembre-se de fazer bom uso deles enquanto estiverem em bom estado.
2) Caso perceba a não utilidade dos materiais de expediente e gráficos existentes no gabinete, saiba que eles ainda podem ser reaproveitados por outros setores. O projeto "Vida Longa aos Materiais", gerenciado pelo EcoCâmara em parceria com o DEMAP, recebe as doações. Para entrar em contato com o EcoCâmara, basta ligar para os ramais 6-2171, 6-2169 ou 6-2048.
3) Doe livros e outras publicações para o "Projeto Leitura Solidária", gerenciado pelo EcoCâmara. As publicações serão encaminhadas para bibliotecas e projetos.
4) Imprima somente o necessário e sempre em frente e verso ou ainda em formato livreto (4 páginas em A4). Caso necessário, peça orientação ao CENIN sobre como configurar a impressora para essa funcionalidade.
5) Como forma de controlar o consumo, anote em uma etiqueta adesiva o dia em que os materiais foram trocados ou abertos, como cartuchos, resmas de papel etc. A etiqueta do cartucho pode ficar colada na impressora.
6) Desligue os equipamentos eletroeletrônicos ao final do expediente. Não se esqueça também de desligar a tela do computador. Se não for utilizar o computador por um longo período, coloque-o no modo "em espera". Sempre desligue as luzes quando o ambiente estiver vazio e, se possível, dê preferência ao uso da luz natural.
7) Pratique sempre a separação e o descarte adequado do lixo: os recicláveis (papel, plástico e metal) nas lixeiras próprias, evitando misturá-los com restos de alimentos, café ou água.
8) Não desperdice água mineral. Peça somente o necessário, para que ela não perca a validade.
9) Encaminhe ao DEAPA as sobras de papel em formato A4 com o verso em branco. Esse material será reaproveitado na confecção de blocos de rascunho.
10) Prefira utilizar copos de vidro ou xícaras de louça ao invés de descartáveis. Se utilizá-los, descarte-os nos coletores adequados, destinados aos plásticos, para serem reciclados.