Ecocâmara visita parlamentar para promover formas de garantir sustentabilidade em gabinete.
Inaugurando a 55° Legislatura, o Ecocâmara visitou na manhã da terça-feira (10) o gabinete do deputado Diego Garcia (PHS-PR), que se mostrou atento às questões ambientais e interessado em orientações de como ter uma gestão mais sustentável dentro da Casa durante seu mandato.
Durante a conversa, ele recebeu dicas de economia de energia e água, coleta seletiva, do bom uso de materiais de expediente, materiais gráficos, além de orientações de como diminuir os impactos ambientais na gestão administrativa de seu gabinete.
De pronto, o deputado estabeleceu a seu corpo de funcionários que aquele gabinete deve sempre estar atuando da forma mais sustentável possível, e como primeira medida que só fosse pedido o número necessário de material gráfico e impressos. O que representa uma medida de grande impacto, em razão do quantitativo de material descartado, na últimas legislaturas, em estado de novo.
Ainda, de acordo com o deputado, é preciso uma mudança no sistema de educação e uma nova cultura social voltada para o meio ambiente. "Eu vejo que as pessoas não dão muito crédito pra isso. Parece uma coisa sem importância alguma, mas tem uma importância total", disse.
Para ele, é necessário que cada um adquira uma consciência e que essas questões sempre sejam debatidas para que o resultado final seja grande. "Como representante e autoridade do meu estado, eu tenho que divulgar isso, e tenho que falar sobre isso. Eu represento milhões de brasileiros, hoje", afirma.
Diego Garcia é o primeiro deputado a conversar com o Ecocâmara no ano de 2015 e garante que quer servir como exemplo a outros gestores para que eles também façam sua parte. "Agora não depende só de mim. Talvez eu possa parecer uma gotinha no oceano, mas vou fazer o meu dever e estimular meus pares nessa missão", completa.
O Ecocâmara auxilia os deputados a exercerem uma administração comprometida com o meio ambiente e em breve lançará o Selo Verde, a ser conferido aos gabinetes mais sustentáveis, de acordo com os critérios a serem estabelecidos.