Coordenador de Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas se aposenta
Roberto Costa nasceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de abril de 1949, e veio para Brasília em 1963, acompanhando a mudança do pai para a nova capital. O engenheiro começou trabalhar na Câmara dos Deputados em setembro de 1984, onde atuava como Assessor Técnico. Sua preocupação com a sustentabilidade ambiental o levou a ser, em 2003, um dos fundadores do EcoCâmara.
Entusiasta do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas), Roberto sempre se preocupou em combater o que chama de “cultura do desperdício”. Segundo ele, “ ser um ecocamarada é trabalhar e viver as raízes e necessidades das pessoas para com o meio ambiente”.
Diversos projetos seus ajudaram a mudar a utilização de água e energia na Câmara, diminuindo significativamente o impacto ambiental das atividades da Casa e economizando milhões em recursos públicos. Entre eles, destaca-se o Programa Luz e Vida, que desde 2005 é parte fundamental do esforço empreendido pela Casa em busca do uso racional de energia, com foco na preservação ambiental e na qualidade de vida do servidor. A iniciativa recebeu, em 2009, o prêmio “Uso Sustentável dos Recursos Naturais”, entregue em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente, como parte do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).