Comemorações do Dia do Meio Ambiente chegam ao fim

Durante as primeiras semanas de junho, a Câmara dos Deputados comemorou em grande estilo o Dia Mundial do Meio ambiente, com palestras, exposições, apresentações, cursos e oficinas em prol do meio ambiente.
27/06/2012 11h30

A abertura oficial das comemorações aconteceu no dia 5 de junho, no Espaço do Servidor da Câmara e contou com as apresentações do grupo brasiliense de dança folclórica, Pellinsky, e do grupo musical local Som de Papel.

Representando o Diretor Geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira, o Diretor de Recursos Humanos da Casa, Luiz César da Lima Costa, fez um discurso relembrando ações da Câmara em prol do meio ambiente, como a Política Socioambiental (Portaria nº 336/2010) e o ato da Mesa Diretora (Ato da Mesa nº4/ 2011), que regulamenta processos de licitações sustentáveis. Além disso, Luiz elogiou a dedicação daqueles que “trabalham para que a administração da Casa seja um Grupo Pellinskypolo de excelência na promoção, articulação e multiplicação das ações ambientais na esfera governamental.”. 

Na ocasião foram distribuídas 161 mudas diversificadas, de espécies floríferas (30 ipês-brancos; 30 ipês-amarelos; 20 ipês-roxos) e de espécies frutíferas (20 uvaias; 20 cagaitas; 20 ingás-de-metro; 20 guaipevas). Todas doadas pelo EcoCamarada Jairo Luis Brod, secretário da Comissão de Educação e Cultura.

Exposições
Semana do Meio ambienete - 2012 -Exposição As exposições foram inauguradas no evento de abertura das comemorações,  e, além delas, outras mostras, oficinas e palestras foram realizadas durante todo o período. A exposição “Compras públicas e produtos sustentáveis” trouxe informações a respeito da inserção da questão ambiental nos editais de compra e contratação de serviços dos Órgão Públicos e apresentou ainda uma grande variedade de produtos confeccionados de forma sustentável. Já a exposição “Artesanato Alternativo” promoveu boas práticas ambientais e o reaproveitamento de materiais de forma criativa. As comemorações ainda contaram com a exposição “Ciclo de debates da Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio+20 e Copa Sustentável”.

Oficinas
Oficina CaixasDentre as oficinas de arte oferecidas, a de “Pintura de Canecas” promoveu a substituição de copos plásticos por canecas reutilizáveis. O trabalho resulta em canecas mais ecológicas, econômicas e bonitas. Já a oficina de “Renovação de Caixas”, ensinou os servidores da Casa a reutilizar materiais de expediente de um jeito simples e criativo. O objetivo das duas oficinas era fazer com que os participantes tivessem contato com conteúdos relacionados a questões ambientais e com princípios da sustentabilidade. Nelas, os participantes foram estimulados a refletir sobre suas relações com a natureza, seus hábitos e comportamento em relação ao consumo e ao descarte de materiais.

Palestras
As palestrasPalestra Ideias inovadoras técnicas “Sustentabilidade na Prática - Ideias Inovadoras", junto com os outros eventos, serviram como palco para debates de novas formas de conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. O evento contou com a participação de João Manuel Linck Feijó, engenheiro agrônomo da Ecotelhado - Palestra Ideias inovadoras 2soluções em infraestrutura verde; José Maria da Silva, coordenador do Projeto Recicle – Campinas/SP; e Frederico Rosalino, engenheiro civil e sócio-diretor da Bioestrutura Engenharia Ltda. Os três convidados apresentaram ideias sustentáveis e inovadoras e discorreram a respeito da importância da consciência ambiental para futuro do planeta.

Cursos
Outro destaque foi o curso de Atualização em Legislação Ambiental, que tratou, em dois módulos, dos temas: bases da legislação ambiental; cooperação entre os Entes Federados, licenciamento ambiental e gestão dos recursos hídricos; legislação de conservação da biodiversidade e proteção e defesa civil; e controle de poluição e de degradação ambiental. O curso foi ministrado pelos convidados Ilídia Juras, Maurício Boratto Viana e Roseli Senna Ganem.

Acordos
Durante as comemorações, aconteceu a assinatura de convênio com o Clube de Ikebana de Brasília. O acordo representa benefícios mútuos às partes, tendo como objetivo principal à proteção e preservação ambiental. Acordo Ikebana Em linhas gerais, o Clube de Ikebana destinará resíduos vegetais à Câmara dos Deputados, que vai aproveitar o material para ampliar o volume e melhorar a qualidade da compostagem já realizada pela Seção de Manutenção de Jardins do Departamento Técnico (Detec). E, em contrapartida, a Câmara vai doar ao Clube de Ikebana parcela não aproveitável de seus jardins.

Outras ações

As comemorações contaram ainda com váriosArboreto das Nações outros eventos, como o Plantio do Arboreto das Nações Rio+20, no Parque Bosque dos Constituintes, que promoveu o plantio de mudas típicas do Cerrado pelos embaixadores de diversos países participantes da Conferência Rio+20, simbolizando a união de todos em prol de um mundo melhor. 

A presença de um estande, onde a Seção de Administração de Refeitórios (Saref) disponibilizou material com informações, dicas e receitas sobre o tema "Aproveitamento Integral dos Alimentos e Combate ao Desperdício". Confira as receitas da semana de 4 a 8 de junho e as receitas da semana de 11 a 15 de junho.

Além disso, a programação contou ainda com outras ações, como o Café da Manhã com a Frente Parlamentar Ambientalista sobre a sustentabilidade na Copa e com um treinamento sobre gerenciamento de resíduos no Serviço de Saúde para os funcionários do Departamento Médico da Câmara dos Deputados (Demed).