190 anos do Parlamento Brasileiro

Azulejos 1

 

Assim como moldes para azulejaria, nos quais o barro e minerais se transformam em arte perpetuada na história pelas mãos de artistas desconhecidos, o Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos Deputados, por meio do tratamento do discurso parlamentar, vem ao longo da história do Parlamento brasileiro servindo como guardião da vida institucional do País.

O acervo do Banco de Discursos da Taquigrafia é composto de memoráveis discursos que, pela relevância e pluralidade dos temas registrados - assim como nos azulejos -, retratam o próprio Congresso Nacional e, consequentemente, o pensamento da sociedade brasileira em cada época da representação política de nossa história. Episódios históricos, teses de economia, opiniões políticas, temas religiosos, críticas à sociedade e questões que nos são caras estão neste trabalho representados.

Para a realização da Coletânea de Discursos em Comemoração dos 190 anos do Parlamento Brasileiro procedemos à seleção de pronunciamentos memoráveis, seja pelo valor histórico da palavra pronunciada, seja pela repercussão das ideias expostas ou, até mesmo, pela marca indeléval do orador.

Como um azulejo, simples elemento decorativo que transcende seu valor intrínseco como expressão de arte de tempo e história e qualifica esteticamente uma construção, o discurso parlamento reverbera as aspirações de nossa sociedade, fortalecendo e, por vezes, embelezando pela palavra falada e escrita os anseios do povo brasileiro, que quer cada vez mais se manifestar pela voz de seus representantes no Congresso Nacional.

Ao disseminarmos este conjunto de discursos com diferentes características entre si, desejamos que este mateirial contribua para a formação da cidadania, do letramento político de nossos jovens e adultos e para a construção cimentada da democracia brasileira.

Selecione a Década para ver os discursos na íntegra:

Referências: Azulejo Colonial Brasileiro, Azulejo Athos Bulcão, Banco de Imagens da Câmara dos Deputados, Banco de Discursos do Departamento de Taquigrafia.

Créditos: Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos Deputados, Coordenação de Histórico de Debates, Seção de Manutenção de Dados, Escritório de Gestão Estratégica e de Projetos do DETAQ.

 

Links Importantes