Secretaria da Mulher promove conferência sobre orçamento com foco em políticas públicas para mulheres

Qualificação na área orçamentária ajuda a melhorar planejamento dos recursos voltados às políticas públicas para mulheres
13/04/2023 10h15

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, promove no dia 25/04, das 10 às 12 horas (NOVA DATA!!!!), conferência sobre o tema “Políticas públicas e orçamento sensíveis aos direitos das mulheres como porta de entrada para a boa governança pública: pensando a agenda legislativa à luz dos princípios da OCDE”. A procuradora da Mulher, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), explica que a Secretaria da Mulher “tem atuado para promover debates em torno da capacitação dos mandatos, com o objetivo de qualificar colaboradores que atuam na área orçamentária para um melhor planejamento orçamentário voltado às políticas públicas para mulheres. E isso vale tanto para o Legislativo federal, como para estados e municípios”, esclarece. 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem trabalhado e oferecido conceitos e metodologias para a implantação de políticas públicas e elaboração de orçamentos na perspectiva dos direitos das mulheres. Em 2016, a organização promoveu pesquisa sobre experiências relacionadas a orçamentos de gênero e constatou que 12 dos 34 países membros possuíam alguma experiência nesse sentido. Para além disso, a construção de mecanismos para efetivar a perspectiva transversal de gênero oferece oportunidades para que os governos se capacitem a implantar outros princípios de boa governança pública, particularmente preceitos de desenvolvimento territorial participativo, os dez princípios de boa governança orçamentária e funções de liderança estruturada para a transformação (centros de governo e pactuação federativa).

Para falar sobre o tema, foi convidada a consultora de Orçamento do Senado Federal, Rita de Cássia Leal, uma das responsáveis pela elaboração do Painel Orçamento Mulher e integrante da Rede Orçamento Mulher. A consultora defende o protagonismo do Legislativo na definição do orçamento voltado às mulheres e recomenda que o Parlamento adote medidas para que a governança orçamentária “convirja para as melhores práticas internacionais preconizadas sobre o assunto”. O evento pretende promover debate sobre a seguinte questão: “De que modo a agenda legislativa pode induzir essas inovações institucionais a partir da perspectiva de gênero?”.

Estudo divulgado em novembro pela Consultoria de Orçamentos do Senado (Conorf), denominado “A Mulher no Orçamento”, e assinado pela própria consultora Rita de Cássia, apontou que além de ser difícil identificar as despesas sob a perspectiva de gênero no orçamento, ele tem baixo aporte de recursos específicos e é frágil nos critérios de transversalidade e multisetorialidade.

Painel Orçamento Mulher – Em outubro do ano passado, o Senado lançou o painel Orçamento Mulher, que reúne e atualiza diariamente as despesas do Poder Executivo para políticas destinadas às cidadãs. O projeto foi desenvolvido em parceria com Secretaria de Tecnologia da Informação da Casa (Prodasen), solicitado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, a partir de sugestões dos participantes do grupo de trabalho Orçamento Mulher. O detalhamento dessas despesas permite maior transparência ao orçamento público, orienta a destinação de emendas parlamentares e ajuda a sociedade a cobrar por políticas públicas da pauta feminina. De acordo com a ferramenta, as ações específicas para mulheres até setembro de 2022 representaram apenas 8,82% do orçamento efetivo do governo federal. 

Outras iniciativas – No último mês de março, foi realizada na Câmara a aula inaugural do curso “Gênero e Raça nos Planos Plurianuais (PPAs) Estaduais”, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Secretaria da Mulher. 

Em dezembro de 2022, portaria da Câmara oficializou a instalação de um grupo de trabalho da Secretaria da Mulher com a finalidade de contribuir para a construção da governança orçamentária, com foco na superação da desigualdade entre homens e mulheres, compreendendo as leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual) e os normativos e instrumentos de direito financeiro, tributário e fiscal.

Em abril do ano passado, a Secretaria da Mulher da Câmara, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a ONU Mulheres, promoveu seminário internacional sobre o tema “Orçamento Mulher: Expandindo os Horizontes”. O objetivo do evento foi, justamente, debater formas de atuação, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, a partir do reconhecimento de que as políticas públicas, mesmo as universais, não são neutras em relação a gênero ou raça e etnia, pois impactam de forma diferenciada homens e mulheres, brancos, negros, indígenas e quilombolas. Além disso, as ações ligadas às políticas sociais e demais políticas econômicas impactam a vida da maior parte da população brasileira, em especial e de forma mais contundente as mulheres. Depois do seminário, foram realizadas oficinas de capacitação para as participantes.

A conferência será realizada no dia 25 de abril, no horário das 10 às 12 horas, no Auditório Freitas Nobre, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da Câmara dos Deputados.

 

Leia também: Secretaria da Mulher promove debate sobre princípios da OCDE para políticas de gênero e orçamento

 

 

Ascom - Secretaria da Mulher 

Atualizado em 13/04/2023