Homenagem a JK
HOMENAGEM A JK
Setembro de 2009
Em comemoração ao cinquentenário da Capital Federal, a página Escrevendo a História inaugura a série 50 anos de BRASÍLIA homenageando Juscelino Kubitschek, no mês em que se comemora o 107º aniversário de seu nascimento, com o texto do primeiro discurso que pronunciou no Plenário do Senado Federal, após sua saída da Presidência da República, no qual apresenta um balanço das diretrizes econômicas e sociais de seu período de Governo e manifesta seus agradecimentos à população de Goiás, que representa no Senado, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, e em especial de Brasília, com estas palavras:
"... Que as minhas derradeiras palavras sejam de profundo reconhecimento ao povo de Brasília. Daqui parti no término do meu mandato, cercado da calorosa solidariedade da mais jovem e famosa cidade do Brasil. O último adeus que recebi ao sair para o estrangeiro foi o desta cidade que vi desde a hora em que sobre o seu chão generoso se ergueu a primeira estaca, desta cidade que amei quando era apenas uma aspiração e uma esperança. Guardarei, enquanto me consentir a memória das coisas terrestres, a lembrança de tantas mãos amigas que se estendiam para o gesto de despedida, mãos de gente minha, na quase totalidade mãos de trabalhadores que deram ao mundo um exemplo de tenacidade, de energia, de vontade obstinada, fazendo nascer a nova capital do Brasil, obra irreversível que força alguma deterá, ou destruirá."
Leia, na íntegra, o discurso do ex-Presidente Juscelino Kubitschek proferido na sessão do Senado Federal de 12 de julho de 1961: Arquivo PDF