Década de 80

PARTIDOS POLÍTICOS - CORRENTES DE PENSAMENTO

Xisto Betuminoso – São Mateus do Sul

JERÔNIMO SANTANA, PMDB-RO

Analisa as potencialidades do xisto betuminoso como fonte energética - lembrando que o Brasil possui a segunda reserva mundial dessa matéria-prima - e lamenta a omissão dessa alternativa brasileira nas metas do Ministério das Minas e Energia para solução da crise energética do País. Denuncia a atuação de multinacionais para o fracasso do contrato assinado entre a Rússia e a Companhia Industrial de Rochas Betuminosas - CIRB - para a produção de óleo combustível a partir do xisto. Salienta, ainda, o esquecimento a que foi relegada a usina piloto de São Mateus do Sul, implantada pela PETROBRÁS para exploração do xisto sob o método PETROSIX. Lê, em apoio às suas afirmativas, trechos da obra "Cartéis e Desnacionalização", de autoria de Muniz Bandeira, e diversas matérias publicadas pela imprensa brasileira. Encaminha suas denúncias à CPI destinada a investigar a ação da PETROBRÁS e suas subsidiárias.

Sessão de 06/03/1980 | Diário da Câmara dos Deputados de 07/03/1980, p. 261

 

Aniversário da Petrobrás – Suas Realizações

MÁRIO LIMA, PMDB-BA

O 32º aniversário da Lei nº 2.004, que criou a PETROBRÁS. A atividade do nosso parque de refino ao longo dessas três décadas. Evocação da luta pelo monopólio estatal do petróleo. As punições impostas pela Revolução de 1964 ao funcionalismo da empresa, ora pacificada com a reintegração de grande parte dos servidores afastados, há vinte anos, dos seus cargos. Regozijo pelo comando firme do setor petrolífero exercido pelo Ministro Aureliano Chaves e pela presença de Hélio Beltrão da PETROBRÁS. Repúdio a rumores da privatização que estaria ameaçando a empresa, dentro do processo de internacionalização e da economia nacional pretendida por alguns falsos brasileiros.

Sessão de 31/10/1985 | Diário da Câmara dos Deputados de 27/11/1985, p. 14561

 

Crise Energética – Derivados de Petróleo - Política de Preços

ADHEMAR SANTILLO, PT-GO

Analisa a crise energética do País, decorrente da crise mundial do petróleo, afirmando que a política de aumento dos preços derivados petrolíferos é um flagrante crime contra a economia popular. Defende a PETROBRÁS da acusação que lhe vem sendo feita de responsabilidade pela crítica situada do abastecimento desses derivados. Entende que o problema está na estrutura de dependência econômica, montada, frisa, pela Revolução de 1964, que desprezou a possibilidades de investir em uma tecnologia autenticamente nacional, e denuncia a intenção de se dar continuidade a essa dependência, mediante a entrega da produção do álcool a grandes grupos estrangeiros. Aduz que apenas uma Assembleia Nacional Constituinte, livre e soberana, será capaz de abrir caminho para uma sociedade mais justa, fazendo com que o povo, até então marginalizando, participe do desenvolvimento e das decisões nacionais.

Sessão de 21/10/1980 | Diário da Câmara dos Deputados de 22/10/1980, p. 12822

 

Crise Energética – Fontes Alternativas de Energia

NOSSER ALMEIDA, PDS-AC

Comenta a crise mundial de energia, decorrente da escassez do petróleo. Situa o Brasil nesse contexto e apresenta os êxitos que vem alcançando a Administração Federal nos planos para aproveitamento de fontes alternativas de energia. Destaca a situação da PETROBRÁS, tanto na prospecção de compra de petróleo no exterior. Ressalta a importância do PROÁLCOOL e do Programa Nacional do Carvão Mineral para a superação das barreiras impostas ao Brasil pela crise energética mundial. Volta a solicitar ao Governo Federal urgência para o asfaltamento da BR-364, que liga o Acre aos demais Estados da Federação.

Sessão de 21/11/1980 | Diário da Câmara dos Deputados de 22/11/1980, p. 14891

 

Petróleo – Custos de Produção e Custos de Importação

PROÁLCOOL

ARTUR LIMA CAVALCANTI, PDT-PE

Análise do problema da disponibilidade de energia; insuficiência e custos da produção petrolífera brasileira; os custos elevados da importação do petróleo; urgência em que o brasil busque fontes alternativas de energia; as possibilidades de nosso pais nesse particular; a produção de álcool anidro e álcool hidratado; vantagens da compatibilização da produção de alimentos com a produção de cana-de-açúcar; vantagens do uso do álcool combustível; campanha da Petrobrás e das multinacionais da distribuição de derivados de petróleo contra o Proálcool; aproveitamento integral dos produtos e subprodutos da cana; álcool da mandioca; retomada do programa de utilização de óleos vegetais como combustível alternativo para motores a diesel; participação da Petrobrás nesse programa.

Sessão de 06/09/1989 | Diário da Câmara dos Deputados de 07/09/1989, p. 9077

 

PETROBRÁS – Crise Financeira

VIRGILDÁSIO DE SENNA, PSDB-BA

Causas da crise financeira da PETROBRÁS.

Sessão de 26/06/1989 | Diário da Câmara dos Deputados de 27/06/1989, p. 5490

 

Privatização - Riscos

BENEDICTO MONTEIRO, PTB-PA

Repúdio pela campanha de desmoralização e desestabilização das empresas estatais, como a Petrobrás e o Banco do Brasil, promovida pela tecnoestrutura nacional, objetivando a privatização dessas empresas. preocupação do Congresso Nacional com a necessidade de superação da crise financeira vivida pelas estatais de vital importância para o desenvolvimento e a independência econômica do pais. atuação dos ministros da área econômica do atual Governo.

Sessão de 10/08/1989 | Diário da Câmara dos Deputados de 11/08/1989, p. 7517

 

Derivados de Petróleo – Distribuição e Revenda

HUMBERTO SOUTO, PFL-MG

Encaminhamento da votação da fusão de emendas  subscrita pelos constituintes Max Rosenmann ,  Humberto Souto, Lúcio Alcântara,  Cardoso Alves  e José Fernandes , como texto aditivo ao artigo 207 do projeto da Comissão de Sistematização, . para dispor da  distribuição  e revenda de derivados de petróleo e álcool carburante. Defesa de que a matéria seja disciplinada em lei ordinária.  Aplicações das empresas distribuidoras no open Market  a custa dos postos revendedores; prioridade para a empresa nacional.

Sessão de 28/04/1988 | Diário da Assembleia Nacional Constituinte de 29/04/1988, p. 10075

 

Petróleo - Descoberta na Ilha de Marajó

SOTERO CUNHA, PDC-RJ

Congratulações ao Governo Federal e a Petrobrás pela descoberta de poço de petróleo na ilha de Marajó.

Sessão de 01/06/1988 | Diário da Câmara dos Deputados de 02/06/1988, p. 2103