Rádio Câmara

 

Um substitutivo ao projeto que dá novas normas para a compra, posse e porte de armas de fogo no Brasil está sendo analisado na comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ele relaxa os impedimentos contidos no Estatuto do Desarmamento. E estabelece critérios objetivos para a posse de uma arma, como por exemplo: capacidade técnica, aptidão psicológica, endereço certo e não ter antecedentes criminais. O porte também foi facilitado. Pra poder portar uma arma, o projeto exige que o cidadão esteja em dia com seus impostos e com o serviço militar e eleitoral, e possua a arma há pelo menos cinco anos desde a data do registro.

Rádio Câmara 21/03/2014 - Duração 10:48

O estatuto foi aprovado em 2003, depois de um referendo confirmou a possibilidade de venda legal de armas no Brasil. Mas os dramas como o vivido em dezembro nos Estados Unidos, e recentemente aqui mesmo - em uma escola municipal em Realengo, na zona Norte do Rio -, trazem de volta o questionamento como é fácil ter acesso a armas de fogo.

Rádio Câmara 22/01/2013 - Duração 15:17

Rádio Câmara 08/12/2012 - Duração 27:04

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) comprovou o que muita gente já sabia: quanto maior o número de armas de fogo, maior os casos de homicídio. Armas em casa, então, pode ser outro fator preocupante porque cria risco para mortes acidentais. Crianças e armas, por exemplo, não combinam. O Estatuto do Desarmamento proíbe que civis tenham armas em casa, exceto para esportes, mas alguns projetos na Câmara querem relaxar essa proibição. Você concorda? Isso pode fazer com que a violência aumente? Quem ganha com o comércio de armas?

Rádio Câmara 13/09/2013 – Duração 56:47

 

(Atualizado em 09/06/2014)