Notícias

  • 10/12/2014 - Especialistas divergem sobre os rumos da Política Externa
    Brasília – Os especialistas convidados para o Seminário "Os Rumos da Política Externa Brasileira", realizado pela CREDN nesta quarta-feira, 10, divergiram quanto aos caminhos e desafios enfrentados pelo país na condução da sua política exterior. Enquanto o sociólogo Demétrio Magnoli taxou a política externa de ideológica e partidarizada, o chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, defendeu o papel desempenhado pelo Brasil nas relações com o Irã, no diálogo entre oposição e governo na Venezuela, e em relação aos conflitos no Oriente Médio.
  • 09/12/2014 - Celso Amorim defende aquisição do caça Gripen na CREDN
    Brasília - O ministro da Defesa, Celso Amorim defendeu a aquisição do caça Gripen, de fabricação sueca, pelo Brasil em audiência realizada nesta terça-feira, 9, pela CREDN. Na oportunidade, ele esclareceu aspectos relacionados à assinatura do contrato para o desenvolvimento e a produção dos 36 aviões.
  • 03/12/2014 - Eduardo Barbosa recebe embaixador da Alemanha e discute cooperação
    Brasília - O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), recebeu na tarde desta quarta-feira, 3, o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, com quem discutiu temas de cooperação bilateral e no âmbito da União Europeia.
  • 02/12/2014 - O presente e o futuro das nossas políticas Externa, de Defesa e de Inteligência foram temas de Seminário na CREDN
    Brasília - O presente e o futuro das nossas políticas Externa, de Defesa e de Inteligência foram temas do Seminário "O Brasil no Mundo: deveres e responsabilidades", promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) em parceria com o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, a Fundação Konrad Adenauer, a União Europeia e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em 2 de dezembro.
  • 28/11/2014 - Seminário: Rumos e Desafios da Política Externa Brasileira
    Brasília – Na próxima quarta-feira, 10, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), realizará o Seminário "Rumos da Política Externa Brasileira", com o objetivo de debater os desafios que se apresentam à Política Externa Brasileira a partir de 2015.
  • 27/11/2014 - Parlamento chinês quer intensificar cooperação com a CREDN
    Brasília – O deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), integrante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, recebeu nesta quinta-feira, 27, comitiva do Parlamento chinês liderada pela vice-ministra da Cultura e vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Popular Nacional da China, deputada Zhao Shaohua.
  • 27/11/2014 - CREDN realizará Seminário sobre Política Externa, Defesa e Inteligência
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza na próxima terça-feira, 2, o Seminário "O Brasil no Mundo: deveres e responsabilidades", em parceria com o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, a Fundação Konrad Adenauer, a Delegação da União Europeia e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).
  • 26/11/2014 - Rei da Nigéria é recebido na Câmara por integrante da CREDN
    Brasília – O Rei Oba Al-Marouk Adekunle Magbagbeola, da Nigéria, foi recebido nesta quarta-feira, 26, na Câmara dos Deputados pela deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), integrante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). O monarca está no país para tratar de temas como a aproximação do Povo Tradicional de Matriz Africana do Brasil, dialogar sobre o direito à alimentação tradicional, o direito à atenção integral a saúde, apresentar propostas para o enfrentamento das violações de direitos com a participação do governo e da sociedade civil, e envolver operadores da educação, saúde, alunos e munícipes com a presença do Olufon de Ifon Osun.
  • 26/11/2014 - Trabalho escravo compromete imagem do país e a competitividade dos seus produtos
    Brasília – Especialistas convidados para o Seminário “Trabalho Escravo Globalizado – Desafios Brasileiros”, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), afirmaram que o fenômeno compromete a imagem do país e impacta diretamente a competitividade dos seus produtos no mercado externo. “Trata-se de uma questão humanitária com impactos econômicos”, explicou o deputado Eduardo Barbosa, presidente da CREDN.
  • 19/11/2014 - Chanceler reconhece estranheza e desconforto com a Venezuela
    Brasília – O ministro das Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, reconheceu nesta quarta-feira, 19, em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, a estranheza e o desconforto do Brasil com a decisão do governo venezuelano de firmar convênios de cooperação com entidades em território nacional, sem o conhecimento do Itamaraty.
  • 18/11/2014 - CREDN debate avanços dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional debateu nesta terça-feira, 18, as conquistas do Brasil quanto ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pelas Nações Unidas para o período de 2000 a 2015 e o delineamento de ações para os próximos anos. O evento foi requerido pelo presidente do Colegiado, Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
  • 14/11/2014 - Trabalho Escravo Globalizado é tema de Seminário na CREDN
    Brasília – No próximo dia 26, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados irá realizar o Seminário "Trabalho Escravo Globalizado – Desafios Brasileiros", por iniciativa do seu presidente, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
  • 13/11/2014 - CRDN discutirá metas do milênio estabelecidas pela ONU
    A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza, na próxima terça-feira (18), às 14h30, audiência pública para avaliar as conquistas pelo Brasil quanto ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2000 a 2015. O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) é o autor do requerimento.
  • 12/11/2014 - CREDN debaterá o futuro das políticas Externa, de Defesa e Inteligência
    Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 12, requerimento do seu presidente Eduardo Barbosa (PSDB-MG), para a realização do Seminário "O Brasil no Mundo: deveres e responsabilidades", em 2 de dezembro. O evento irá debater os desafios e o futuro das políticas Externa, de Defesa e Inteligência.