Notícias
-
02/10/2019 - CDHM realizou Audiência Pública Conjunta com a CMADS sobre "Riqueza e Potencialidades do Bioma Caatinga"Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou Audiência Pública Conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias sobre " Riqueza e Potencialidades do Bioma Caatinga",dia 01/10, terça-feira, às 13h45, plenário 13. Os Requerimentos nº 89/2019 (CMADS) – do Rodrigo Agostinho (PSB/SP) e Tadeu Alencar (PSB/PE); nº 119/2019 (CDHM) – do Deputado Túlio Gadêlha (PDT/PE).
-
01/10/2019 - Brasil terá a maior delegação no Sínodo da Amazônia; religiosos denunciam violência e destruição do meio ambienteDe 6 a 27 deste mês acontece no Vaticano o Sínodo para a Amazônia, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O encontro de 250 bispos foi convocado em outubro de 2017 pelo Papa Francisco, e as discussões ocorrerão em torno da presença da igreja na região e também a formação de padres. Bispos de nove países que fazem parte da floresta (Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname) vão levar ao papa as demandas dos povos tradicionais da região. O Brasil terá a maior delegação, com 118 integrantes, sendo 56 bispos da região amazônica.
-
30/09/2019 - CDHM faz diligência à região do Espírito Santo atingida pelo rompimento da barragem de MarianaNo dia 5 de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de Fundão, da empresa Samarco, se rompeu no município de Mariana (MG). Investigações feitas após o desastre mostram que não foi um acontecimento natural, mas resultado da adoção de tecnologias e decisões técnico-administrativas. As responsabilidades criminais já foram apontadas pelo Ministério Público. Dezenove pessoas morreram.
-
27/09/2019 - Presidente da CDHM pede apoio ao Incra para impedir despejo em PernambucoO Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), conseguiu na Justiça Federal uma decisão apara despejar, em Caruaru (PE), o maior centro de formação nordestino do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o centro Paulo Freire, que faz parte da área comum do assentamento Normandia. O local tem três agroindústrias, 52 alojamentos, salas de aula, auditório para 700 pessoas, centro comunitário, quadra esportiva, academia pública para atividades físicas, creche e refeitório. O processo tramitava desde 2008 e foi transitado em julgado contra o MST no final de 2017. Em agosto, 20 dias após ser nomeado superintendente do Incra em Pernambuco, o coronel da polícia militar Marcos Campos de Albuquerque solicitou que a Justiça Federal ordenasse o cumprimento da sentença. O prazo final é 10 de outubro, e o juiz determinou uso da força policial para cumprimento da medida.
-
26/09/2019 - O direito à alimentação no Semiárido brasileiro: CDHM faz audiência pública sobre o temaEm parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) faz, na próxima quarta-feira (2), às 14h, no plenário 9, uma audiência pública para debater as contribuições das agências multilaterais para garantir o direito humano à alimentação no Semiárido.
-
26/09/2019 - O direito à alimentação no Semiárido brasileiro: CDHM faz audiência pública sobre o temaEm parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) faz, na próxima quarta-feira (2), às 14h, no plenário 9, uma audiência pública para debater as contribuições das agências multilaterais para garantir o direito humano à alimentação no Semiárido.
-
26/09/2019 - Sínodo para a Amazônia em debate na CDHMA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) faz, na próxima terça-feira (1), audiência pública sobre o Sínodo da Amazônia. O encontro de 250 bispos foi convocado há dois anos pelo papa Francisco e acontece entre 6 a 27 de outubro, no Vaticano. Este ano, as discussões giram em torno da presença da igreja na região, inclusive a formação de padres. Bispos de nove países que fazem parte da floresta vão levar ao papa as demandas dos povos tradicionais da região. O debate acontece a partir das 14h30 no plenário 9.
-
24/09/2019 - Falta de recursos prejudica o programa “Minha Casa, Minha Vida”; afirmam técnicos em audiência públicaNo início deste semestre expirou o prazo de vigência de duas portarias do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para a seleção de projetos dos programas Minha Casa Minha Vida Entidades, com 8,6 mil unidades habitacionais, e do Programa Nacional de Habitação Rural com 27 mil unidades. Para discutir essa situação a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (10).
-
24/09/2019 - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias aciona a ONU no caso ÁgathaO assassinato da menina Ágatha Vitória Sales Félix, 8 anos, ocorrido na última sexta-feira (20), no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, motivou o presidente Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM) a pedir posicionamento da Organização das Nações Unidas (ONU).
-
19/09/2019 - CDHM quer cooperação permanente com a ONU para acompanhar e denunciar violações de direitos humanos no Brasil; comitiva participa de evento paralelo com a sociedade civilA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados encerrou, nesta quinta-feira (19/9), a missão junto a 42ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, em Genebra. Os parlamentares Helder Salomão (PT/ES), presidente da CDHM e Erika Kokay (PT/DF) participaram do evento paralelo Human Rights in Brazil, com representantes da sociedade civil brasileira. A CDHM levou para o encontro da ONU o relatório “Direitos Humanos no Brasil em 2019”. O documento aponta de forma detalhada, em 26 itens, uma série de números e exemplos que mostram a falta de compromisso do atual governo com os direitos humanos, além do não cumprimento de orientações de organismos internacionais. O relatório também foi apresentado, hoje, durante a reunião sobre Revisão Periódica Universal (RPU), que trata das 246 recomendações recebidas pelo Brasil, em 2017, sobre violações de direitos humanos.
-
19/09/2019 - Mineração em terras indígenas exige consentimento dos povos, afirma relatora da ONUA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), esteve reunida nesta quinta-feira (19/9), em Genebra, com a relatora especial sobre os direitos dos povos indígenas na ONU, Victoria Tauli-Corpuz. A CDHM apresentou para a especialista dados sobre violações dos direitos indígenas no Brasil. Representam a CDHM os parlamentares Helder Salomão (PT/ES), presidente do colegiado e Erika Kokay (PT/DF). Eles participam da 42ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.
-
19/09/2019 - Comissão da Câmara dos Deputados entrega para Michelle Bachelet relatório sobre violações de direitos humanos no BrasilA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados entregou, na manhã desta quinta-feira (19), para Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para os direitos humanos o relatório “Direitos Humanos no Brasil em 2019”. O documento aponta de forma detalhada, em 26 itens, uma série de números e exemplos que mostram a falta de compromisso do atual governo com os direitos humanos, além de não cumprir orientações de organismos internacionais. O presidente da CDHM, Helder Salomão (PT/ES) e Érica Kokay (PT/DF), participam da 42ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.
-
19/09/2019 - Entidades denunciam retorno da censura em ações do governoEx-diretor do Inpe fala em censura às ciências. Deputada do PSL diz que governo é contrário ao uso de dinheiro público para financiar posições partidárias.
-
19/09/2019 - Entidades denunciam retorno da censura em ações do governoEx-diretor do Inpe fala em censura às ciências. Deputada do PSL diz que governo é contrário ao uso de dinheiro público para financiar posições partidárias.
-
18/09/2019 - Violência e impunidade na Amazônia: Human Rights Watch Brasil apresenta relatório na CDHMNesta quarta-feira (18/9), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados fez audiência pública para apresentação do relatório da Human Rights Watch Brasil sobre a violência e impunidade na Amazônia brasileira. O relatório traz mais de 70 casos de ataques e ameaças, incluindo assassinatos, por madeireiros e grileiros, contra agentes públicos, povos indígenas e outros grupos que defendem a floresta. A pesquisa durou mais de 18 meses e entrevistou 170 pessoas, entre as quais 60 indígenas, além de moradores do Maranhão, Pará e Rondônia, além de dezenas de servidores públicos em Brasília e na Amazônia. O trabalho foca na ação de quadrilhas especializadas na extração de madeira, e afirma que grande parte do desmatamento na Amazônia é feito por redes criminosas que matam e fazem alianças com empresas para atingir metas. O debate foi solicitado pela deputada Érika Kokay (PT/DF).