PJB 2018 contou com 1456 projetos inscritos
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. Em 2018, foram 1456 projetos inscritos. Destes, 78 foram selecionados para a jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam por cinco dias como Deputados Jovens. A edição
aconteceu de 1º a 5 de outubro/2018, na própria Câmara dos Deputados, em Brasília.
No Plenário Ulysses Guimarães, durante a sessão deliberativa que encerrou as atividades dessa 15ª edição, os participantes votaram e aprovaram dois projetos de lei, escolhidos entre as 78 propostas.
O primeiro dispõe sobre a implementação de cursos profissionalizantes de idiomas como inglês, espanhol e francês na modalidade sinalizada para jovens deficientes auditivos. O estudante Rodrigo Correa Braga (AM) é surdo e foi quem apresentou a proposta. Por meio de um tradutor da língua de sinais, Rodrigo defendeu sua ideia em plenário, explicando que o direito de se comunicar não pode ser negado a ninguém. Ao escrever o projeto, seu objetivo foi que essas pessoas possam conversar com estrangeiros e em outros países.
”Queremos usufruir do mesmo direito que vocês, ouvintes, têm. Ir para outros países e poder se comunicar e se qualificar. É difícil querer ir para os Estados Unidos aprender inglês e ter a barreira comunicacional. Eu, como surdo, quero que vocês possam votar a favor da acessibilidade e mostrar que vocês são iguais a mim. Eu sou igual a vocês”, afirmou.
O segundo projeto aprovado determina a implementação de tratamento clínico no Sistema Único de Saúde (SUS) para reabilitação psicossocial de indivíduos com “transtorno de preferência sexual por crianças”. Ao defender seu projeto, o estudante Guilherme de Mâcedo Feitosa (PE) chamou a atenção para o fato de que a pedofilia pode resultar de um transtorno mental.
“A saúde tem que ser preventiva. Imagina quantos casos de abuso contra menores não seriam mitigados se esse projeto fosse implementado. Imagina a redução drástica do consumo de pornografia infantil se esses indivíduos procurassem tratamento e, assim, não realizassem tais crimes“.
Conheça:
Relação de Participantes PJB 2018
Mesa diretora – Parlamento Jovem Brasileiro 2018
Presidência: Leonardo Mendes Frazão Filho – Colégio de São Bento (RJ).
Vice-presidência: Ana Júlia Leme Silva – Escola Técnica de Mairinque (SP).
Primeira Secretaria: Anderson Luiz Martins Andrade – Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo (MG).
Segunda Secretaria: Lívia Silva – Escola SESC de Ensino Médio (RJ).
Planária Final PJB 2018
Projeto de Lei Nº 251, Guilherme de Macêdo Feitosa - AM
Determina a implementação do tratamento clínico para reabilitação psicossocial de indivíduos que sofrem com o transtorno de preferência sexual por jovens pré-púberes em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Projeto de Lei Nº 97, Rodrigo Correa Braga - AM
Dispõe sobre a criação de Lei que promova a implantação de cursos Profissionalizante de idiomas (inglês, espanhol, francês, japonês, etc) na modalidade escrita e sinalizada para alunos deficientes auditivos ou surdos que estejam cursando o ensino médio ou já tenham cursado nas escolas públicas visando oportunizar a esses cidadãos a acessibilidade laboral, educacional, a capacitação profissional e o intercâmbio entre surdos brasileiros com surdos de outros países.
Não houve comissão executiva nesta edição.