DICA #1 - COMO ESCOLHER MEU TEMA

 

mosaico dicas projeto tema completo

DICA #1 - COMO ESCOLHER MEU TEMA

 

Quer participar do PJB, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda!
O primeiro passo é identificar um tema que você tenha vontade de trabalhar.

Na maior parte das vezes, novas leis são propostas para atender às novas necessidades da sociedade, que surgem conforme ela se transforma em termos de tecnologias, hábitos e valores. A proteção de dados pessoais na internet, por exemplo, é uma necessidade relativamente recente da nossa sociedade que levou aos nossos representantes a demanda de novos acordos sociais sobre o uso da rede, com a imposição de limites e responsabilidades aos usuários e empresas.

A legislação também pode ter como objetivo mudar determinados comportamentos que não estão mais adequados ao modelo de sociedade que desejamos. Um exemplo é a legislação que proíbe fumar em ambientes públicos fechados.

Essa semana vamos te ajudar a identificar um problema, uma questão ou uma necessidade que pode ser o ponto de partida para a construção do seu projeto de lei. 

Vem com a gente!

 

Olhe para o seu bairro e para a sua cidade: que problemas você vê? O que poderia ser melhor?

Para conseguir enxergar um problema ou uma demanda que a nossa sociedade hoje vivencia, você pode começar com um exercício simples de olhar de forma atenta para o ambiente a sua volta, que está mais próximo do seu dia a dia. No bairro onde você mora ou na sua cidade, como está a vida das pessoas? Como são os serviços públicos que vocês utilizam, como transporte, saúde, saneamento básico, educação? Como é a acessibilidade? Existe violência? 

Na sua cidade existe algum problema ou algum conflito que é vivido pelas pessoas? O que poderia melhorar? 

Você também pode tentar observar se alguma regra ou norma existente está sendo descumprida. O descumprimento prejudica alguém? Quem seria e por quê ele acontece?

Acontece também em outros bairros e cidades?

Preste atenção nas conversas entre amigos ou em família... Quais são os problemas que mais os preocupam?

Você também pode se inspirar para escolher o tema do seu projeto pensando nas pessoas com quem você convive.

Alguém da sua família está passando por um momento difícil ou vivendo um problema de saúde agravado pela falta de políticas públicas sobre o assunto?

E nos grupos do qual você faz parte, como a galera da escola, da igreja, do futebol ou “azamiga”... Vocês conversam sobre questões que os afetam diretamente ou que afetam a sociedade de modo geral? Quais são as principais preocupações dos jovens com quem você convive ou das pessoas mais próximas a você?

 

Do que os noticiários estão falando? E as redes sociais?

Dê uma olhada nos jornais, revistas, blogs e outros veículos que você utiliza para se informar sobre a atualidade. Que temas eles trazem com mais frequência? Quais são as maiores preocupações dos líderes e representantes políticos? Quais desses temas mais te mobilizam?

Os veículos de notícias costumam funcionar como bons termômetros para identificar demandas sociais na atualidade.

Hoje, em razão da pandemia que estamos vivenciando, esse é, sem dúvida, o tema mais abordado. Mas as medidas de enfrentamento à COVID 19 também acabaram por nos mostrar várias questões sobre as quais nunca tínhamos parado 

para pensar, não é mesmo? Você pode, a partir do que vem observando e refletindo, escrever um projeto buscando dar respostas a alguns desses problemas. Mas não precisa focar apenas nesse assunto! Continue ligado que até o final da semana traremos mais dicas de fontes de inspiração para você criar o seu projeto.

 

Qual é a causa que mais te mobiliza? O que te dá vontade de  lutar para mudar o mundo?

Existe algum tema que realmente mexe com você? Algumas pessoas se preocupam muito com causas ambientais, como as mudanças climáticas e o esgotamento dos recursos naturais. Outras ficam muito tocadas ao pensar em pessoas vivendo nas ruas ou crianças sem acesso à educação. Também tem gente que se comove ao pensar nos maus-tratos ou abandono a que alguns animais são submetidos. Outros, ainda, se revoltam com a violência nas cidades, com a desigualdade de gênero, com a corrupção...

Faça uma revisão nos perfis, canais e podcasts que você acompanha nas redes sociais. Sobre quais temas eles falam? Muito provavelmente eles refletem as questões que te despertam maior interesse e te motivam a querer mudar o mundo.

 

Quais características te definem? E que desafios elas te impõem?

Todos temos algumas características marcantes. Seja pela sua história de vida, pelo ambiente em que você cresceu, pelas oportunidades que você teve ou gostaria de ter tido, pelas pessoas com quem conviveu, pelas escolhas que fez... Ao longo da vida, várias situações vão moldando a nossa personalidade, um conjunto de características tão único e que ao mesmo tempo nos leva a nos identificar com outras pessoas que têm características e vivências parecidas com as nossas.

Pensa comigo: você é estudante do ensino médio, certo? De uma escola rural ou urbana? Pública ou particular? Mora em uma cidade grande, média ou pequena? É mulher ou homem? Heterossexual ou homossexual? De que cor e raça? De que classe social? Tem religião? Possui algum tipo de deficiência? Qual a sua faixa etária? Enfim, essas são apenas algumas das perguntas que ajudam a desenhar os grupos sociais dos quais você faz parte. Poderíamos acrescentar muitas outras! O que queremos mostrar é que a partir dessa identificação, você pode pensar nas questões, problemas e desafios que o seu grupo enfrenta hoje na sociedade: quais são suas lutas e demandas?

Alguma delas te move de uma maneira especial? Pode estar aí o tema do seu projeto!

 

divisor5

OUTRAS DICAS

DICA #2 - ESCOLHI UM TEMA, MAS COMO SABER SE ESSA IDADE RENDE UM PROJETO DE LEI?

DICA #3 - COMO ESTRUTURAR  EM FORMATO DE PROJETO DE LEI?

 

MATERIAIS DE APOIO

MODELOS DE PROJETOS 

PROJETOS APRESENTADOS